Setembro Amarelo - Hospital Regional do Litoral promove ações para a prevenção do suicídio 17/09/2020 - 09:20

De acordo com a OMS, atualmente o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas.

Setembro Amarelo - Hospital Regional do Litoral

O Hospital Regional do Litoral - Unidade FUNEAS, em Paranaguá, realizou ações voltadas à promoção do Setembro Amarelo, mês dedicado ao diálogo para a conscientização e prevenção do suicídio.

As ações foram planejadas e desenvolvidas através da parceria do Núcleo de Educação Permanente e setor de Psicologia do HRL, envolvendo também diversos colaboradores da instituição.

De acordo com a Psicóloga Jadja Graziela Ruhoff, responsável técnica pelo setor de Psicologia do HRL, as ações foram idealizadas para fomentar o diálogo sobre o assunto. “O Setembro Amarelo é uma campanha que existe no Brasil desde 2015, proporcionando o diálogo como ferramenta para a prevenção. 90% dos suicídios poderiam ser evitados com ajuda psicológica”, explica.

Para a psicóloga a maioria dos casos são motivados por doenças mentais não tratadas, porque muitas pessoas não sabem que precisam de tratamento.

A programação do Setembro Amarelo no HRL contou com quatro palestras, sobre temas que abordaram a importância da escuta, o olhar para o outro, os sinais conscientes e inconscientes que a pessoa emite quando está fragilizada e pensando em suicídio, e os caminhos para procurar ajuda.

Uma faixa para a área externa, cedida pelo Rotary Club de Paranaguá e Casa da Amizade, fez a interação com a comunidade da região, chamando a atenção sobre o tema.

O Capelão do hospital, Ary Saldanha, também colaborou apresentando palestra, reforçando sobre a necessidade do diálogo.

Durante todo o mês de setembro a equipe do Núcleo de Educação Permanente fará a distribuição de laços amarelos e folhetos informativos aos funcionários sobre o assunto.

Incentivo - As ações do Setembro Amarelo são incentivadas pela direção da Funeas em todas as suas sete unidades – cinco hospitais, o CPPI e a Escola de Saúde Pública do Paraná, que oferece o curso na modalidade EAD sobre a prevenção do suicídio.

O diretor presidente da Funeas, Marcello Machado, acredita que principalmente neste momento de pandemia cada pessoa deve estar vigilante e atenta aos sinais, principalmente porque podemos ter pessoas próximas - familiares, círculo de amizade, ou no ambiente profissional - que possam estar nesta situação.

“A nossa atenção e interesse podem evitar a tomada de uma decisão extrema. Este é o objetivo desta campanha de conscientização que incentivamos em cada unidade da Funeas”, disse Marcello Machado.

Ajuda – A Secretaria de Estado da Saúde – Sesa, recomenda que pessoas que necessitam de ajuda, ou que conhecem pessoas em situação de risco de suicídio, indiquem ou procurem uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, ou um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). Para emergências entrar em contato com o SAMU ou uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).