Museu Sanitário MUSAR celebra três anos com roda de conversa e mediação de leitura 21/03/2025 - 09:58

Nos dias 18 e 19 de março, o Museu Sanitário (MUSAR), localizado nas dependências do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em Piraquara, comemorou três anos de existência com uma programação especial voltada à preservação da memória e ao resgate da história de pacientes. 

O destaque da programação foi uma roda de conversa e a mediação de leitura do livro A Rosa e o Machado – Memórias de um Brasileiro Excluído, do autor Nelson Pereira Flores, um paciente acometido pela Hanseníase que viveu isolado em leprosário, que traz uma narrativa emocionante das memorias vividas na Colônia Santa Izabel em Betim, Minas Gerais.

O evento reuniu convidados que compartilharam memórias de familiares e amigos que passaram pela Colônia São Roque, atual Hospital de Dermatologia Sanitária, fortalecendo o compromisso do MUSAR em manter viva a história da unidade.

O hospital onde o museu está localizado também carrega esse legado. Em 2026, a instituição completará o seu centenário, mantendo sua estrutura histórica preservada e reafirmando seu compromisso com a assistência integral à saúde dos pacientes e da memória.

De acordo com Maristela Zanella, diretora geral da unidade, esta celebração é muito importante, pois reafirma o compromisso do Governo do Estado e Secretaria da Saúde do Paraná com a história do Estado.

“Este museu é uma conquista para a nossa população, pois resgata uma história que precisa estar sempre viva na memória de todos, simbolizando os avanços e conquistas que tivemos ao longo dos anos na saúde pública”, destaca.

O MUSAR foi instituído pela Resolução FUNEAS nº 03 de 16/03/2022 e desde a sua implantação recebeu mais 6.000 visitantes.
 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias