Saúde contabiliza 45 mil atendimentos nos primeiros 30 dias da Operação Verão 23/01/2017 - 13:40

Saúde contabiliza 45 mil atendimentos nos primeiros 30 dias da Operação Verão Saúde contabiliza 45 mil atendimentos nos primeiros 30 dias da Operação VerãoA Operação Verão no Paraná completou 30 dias com 45.176 atendimentos em saúde nos sete municípios do litoral paranaense, entre 17 de dezembro de 2016 e 15 de janeiro de 2017. O número abrange atendimentos realizados em hospitais, unidades de saúde e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Neste período o número de turistas pelo litoral aumenta muito. Então, nos preparamos para atender às demandas e garantir que todos tenham acesso integral aos serviços de saúde na região”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Para isso, o Governo liberou R$ 4,3 milhões aos municípios da região. A verba garantiu a contratação de 5.445 plantões extras e a aquisição de materiais hospitalares e medicamentos nas cidades de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá. VIGILÂNCIA – Durante a temporada, a Vigilância Sanitária também reforça as fiscalizações nos municípios litorâneos. Entre os dias 3 e 14 de janeiro, as equipes de saúde inspecionaram 53 estabelecimentos comerciais, como mercados de peixes, lanchonetes e restaurantes. “Os problemas encontrados com mais frequência são a falta de higiene e a temperatura inadequada para o armazenamento dos alimentos. Entretanto, muitas vezes esses problemas podem ser resolvidos com uma breve orientação aos funcionários do local”, explica o técnico da vigilância sanitária da 1ª Regional de Saúde, Diovaldo Freitas. Além das inspeções, a Vigilância Sanitária também verificou quatro denúncias de irregularidades, realizou nove autuações e 63 orientações em Guaratuba, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná. No mesmo período, as equipes foram responsáveis pela distribuição de materiais educativos a mais de 1200 veranistas com dicas sobre manipulação e armazenamento de alimentos, entre outras. Saúde contabiliza 45 mil atendimentos nos primeiros 30 dias da Operação VerãoTENDAS – Até o dia 1º de março, a Secretaria também oferece orientações de saúde aos veranistas em tendas montadas nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Desde o início das atividades, foram realizados 9.484 procedimentos. O serviço fica disponível de quinta-feira a domingo das 8h30 às 17h30. “As barracas da Saúde facilitam o acesso da população e dão visibilidade a exames importantes e que, muitas vezes, não recebem a devida atenção”, comenta o chefe da Divisão Estadual de Controle das DST, Aids, Hepatites Virais e Tuberculose, Francisco Carlos dos Santos. O total de atendimentos nas tendas engloba mais de 2 mil aferições de pressão, 1.600 testes de glicemia, e, em média, 1.400 teste de HIV, sífilis, e hepatites B e C. Os espaços também estão aptos a realizar curativos em pequenos ferimentos, primeiro atendimento em queimaduras de águas-vivas e, se necessário, encaminhar o veranista ao serviço de saúde mais próximo. OUVIDORIA – As barracas também contam com o serviço de Ouvidoria Itinerante do SUS. Nesta temporada, já foram distribuídos mais de 12 mil materiais com orientações sobre o serviço disponível em todo o Paraná. A equipe também está realizando pesquisas para saber do conhecimento da população sobre o trabalho da Ouvidoria e a satisfação com os serviços oferecidos pelo SUS no Estado. Saiba onde estão as tendas da Saúde no litoral: Matinhos: Av. Atlântica (próximo à Rua Jacarezinho) Guaratuba: Praça central (Praça Coronel Alexandre Mafra) Pontal do Paraná: Praça central de Ipanema (ao lado da igreja) O serviço funciona de quinta-feira a domingo, das 8h30 às 17h30 até o dia 1º de março.