Richa inaugura Samu Regional e anuncia o serviço aeromédico para o Noroeste 30/08/2016 - 09:50

O governador Beto Richa inaugurou nesta sexta-feira (26) o Samu Regional do Norte Novo, que atenderá quase 800 mil pessoas que moram em Maringá e mais 29 município da região. Isso significa que em situações de emergência, o socorro chegará mais rápido e o paciente será encaminhado imediatamente para o hospital ou unidade com a melhor estrutura para atendê-lo naquele momento. Richa também anunciou a implantação do serviço aeromédico no Noroeste. Um helicóptero ficará baseado em Maringá, atendendo, com equipe completa de médicos e socorristas especializados, as ocorrências de resgate e transporte de pacientes da região. “Mais um importante benefício para o Noroeste”, afirmou Richa na solenidade, realizada na sede da Amusep, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Temos no Paraná esse serviço que é um sucesso absoluto, que salva milhares de vida. Agora estamos ampliando e trazendo para a região Noroeste, onde começará a operar entre dezembro e janeiro. Já iniciamos a licitação”, anunciou o governador. Ele lembrou que o serviço aeromédico do Oeste do Paraná, em operação há dois anos, completou nesta semana 800 deslocamentos de translado de pessoas em situação de urgência. “É um serviço muito importante, muito demandando”, disse o governador. Com a aeronave da região Noroeste, o Paraná contará com quatro helicópteros disponíveis para a área da saúde. Os três demais já operam com bases em Curitiba, Cascavel e Londrina. O Estado conta, também, com um avião UTI de uso exclusivo da saúde.