Programa de intercâmbio capacita profissionais para atuação na área médica 12/09/2024 - 15:55

Entre os meses de julho e agosto deste ano o Hospital Regional do Sudoeste, unidade Funeas em Francisco Beltrão – PR, recebeu seis intercambistas nacionais e internacionais que atuaram nas áreas de cirurgia geral, obstetrícia, ortopedia, intensivistas na UTI neonatal e emergência da unidade.

O programa faz parte de uma parceria firmada entre a Funeas, por meio do Hospital Regional do Sudoeste e o Comitê Local da IFMSA BRAZIL Unioeste-FB, com a finalidade de manter o espaço para a realização dos Intercâmbios clínico-cirúrgicos em âmbito nacional (SCONE) e internacional (SCOPE).

A duração de cada grupo de intercâmbio é de duas a quatro semanas, com carga horária mínima de 20 horas e máxima de 40 horas semanais. O acordo firmado entre as instituições compreende o período de 2023 a 2026, para a capacitação dos estudantes participantes do projeto.

As atividades realizadas estão relacionadas ao atendimento ambulatorial, recepção na emergência, realização de rotinas, além do acompanhamento em procedimentos e cirurgias.

O HRS já recebeu intercambistas estrangeiros vindos da Tunísia e de Portugal. De outros estados do Brasil, participaram do programa, estudantes de Roraima, Rio de Janeiro e da cidade de Maringá.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Treinamento do HRS (NEPT), Luciana Pinheiro, o programa possibilita aos envolvidos a troca de conhecimentos a partir de outras realidades, como as encontradas nos estados brasileiros e países participantes, além de tornar a unidade uma referência reconhecida na área acadêmica.

“Esta experiência nos prepara para futuramente acolher universitários formados em outras instituições, para atuarem como profissionais em nossa unidade hospitalar, além de ampliar as possibilidades da capacitação dos futuros profissionais, até mesmo das universidades locais”, afirma.

Atualmente o Hospital mantém convênio com mais de dez instituições de ensino, sendo esse um cenário de prática e formação para diversos cursos na área de saúde.

Referência – O Hospital Regional do Sudoeste é referência para 42 municípios da 7ª e 8ª Regionais de Saúde do Estado, atendendo nas especialidades de traumas, cirurgia vascular, gestação de risco intermediário e alto risco, UTI neonatal, UTI adulto 1 e 2, UTI pediátrica, cirurgia pediátrica, bucomaxilofacial, cirurgia geral, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, sendo importante referência para encaminhamentos do SAMU, SIATE e Central de leitos.