Pacientes de Guaraqueçaba, no litoral do Estado, são atendidos em mutirão dermatológico promovido por unidades FUNEAS 02/09/2024 - 15:15

O Hospital de Dermatoligia Sanitária do Paraná (HDSPR), em parceria com Hospital Regional de Guaraqueçaba (HRG), ambos unidades Funeas, além da Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba, promoveram no último sábado (31), um mutirão de atendimentos na área de dermatologia e hanseníase.

As consultas médicas e coleta de material para baciloscopia, ocorreram na Unidade Básica de Saúde de Guaraqueçaba e os casos que demandaram procedimentos cirúrgicos e biópsias foram realizados no HRG.

O HDSPR, localizado em Piraquara – PR, participou com sete médicos residentes do programa de residência médica em dermatologia e cinco dermatologistas, nas áreas de dermatopediatria, hansenologia e dermatologia geral. A equipe de apoio contou com enfermeiro, técnicos de enfermagem, motorista e pessoal administrativo.

De acordo com Maristela Zanella, Diretora-Geral do HDSPR, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaraqueçaba organizou a estrutura, equipe de apoio e providenciou os agendamentos de pessoas que aguardavam na fila de espera. O HRG disponibilizou sala de cirurgias, material e equipe de apoio.

“O objetivo da ação foi facilitar o acesso aos pacientes, realizar atendimento na área dermatológica, com foco na prevenção de câncer de pele, e identificar possíveis novos casos de Hanseníase, e ainda, oportunizar aos médicos residentes e equipe do HDSPR em conhecer a realidade local e o perfil daquela população, a fim de agregar conhecimento e nova experiência”, destaca.

No total, foram atendidas 95 pessoas, entre as 9h30 às 15h30, com a realização de consultas e procedimentos.

Unidades Funeas participantes

O Hospital Regional de Guaraqueçaba é referência para a população de 23 ilhas do litoral do Estado, atendendo principalmente, vítimas de trauma, afogamentos, patologias clínicas e acidentes com animais peçonhentos, possuindo 14 leitos ativos, regulados pela Central de Regulação do Estado.

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, localizado em Piraquara - PR,  é referência apara 44 municípios pertencentes à 1ª, 2ª e 6ª Regionais de Saúde do Estado, atendendo principalmente consultas em dermatologia, cirurgia vascular e hansenologia, além de pequenos procedimentos círúrgicos, biópsias e coleta de exames para auxilio diagnóstico da hanseníase.