Novembro Roxo - Mês da prematuridade 19/11/2020 - 08:00

Mês da prematuridade Funeas

No dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade, o Novembro Roxo. No Brasil cerca de 12% dos nascimentos são prematuros, o dobro do índice de países europeus.

Atualmente a FUNEAS disponibiliza, através das suas unidades hospitalares, leitos de UTI Neonatal em regiões polo no estado, sendo 20 Leitos no Hospital Infantil, sete leitos no Hospital Regional do Litoral, dez leitos no Hospital Regional do Sudoeste, que também mantém uma UCI Neonatal com cinco leitos. O Hospital regional do Norte Pioneiro disponibiliza o total de dez leitos.

Gabriella Campos Patrial, Coordenadora da UTI Neonatal do HRNP, disse que ter um bebê prematuro é ter uma família inteira internada, e que toda a equipe do hospital sempre apoia os pais, oferecendo, além de assistência, carinho com os bebês e seus familiares, atenção e uma assistência única para cada bebê. “Quando os bebês recebem alta, para mim, é um dos melhores presentes da vida”, confessou.

Para a Enfª Aline Tombini, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste, a proposta de trabalho da unidade de internamento é promover uma boa qualidade de vida para os recém nascidos, criando um ambiente protegido para que eles fortaleçam suas funções de desenvolvimento.

“Contamos com uma equipe multiprofissional para melhor atender nossos pacientes e acolher sua família de forma humanizada, tentando minimizar toda dor, estresse, sofrimento e desgaste relacionado a internação”, acrescentou.

A Enfª Kamylla do Carmo Sales, da UTI Neonatal do Hospital Regional do Litoral, informou que o HRL recebe na unidade recém natos a termo e pré termo para o tratamento.

“possuímos uma equipe de técnicos e enfermeiros capacitados e empenhados em dar o melhor a esses pequenos heróis. Sou Enfermeira da Neo há mais de 2 anos, amo esse lugar, me identifiquei muito”, relatou a Enfermeira.

O Hospital Infantil Waldemar Monastier, recebe pacientes prematuros de diversas localidades do Paraná, e é referência no atendimento neonatal. A Enfª Isabela Linha Secco acredita que a missão da equipe, com estes bebês, é continuar formando e gerando aqueles que chegaram mais cedo.

O diretor presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, falou sobre a importância do trabalho das unidades dentro da proposta da Linha de Ação Materno Infantil, mantida pela Sesa.

“Em nossas unidades o trabalho sério e competente das equipes consegue atingir as metas e resultados esperados pela Secretaria de Saúde do Paraná, através dos programas que não só garantem a assistência de qualidade para a gestante, mas, sobretudo aos prematuros, além de um acompanhamento posterior destas crianças”, disse Marcello Machado.

Comemorações – As unidades hospitalares realizaram ações para lembrar a data da prematuridade.

No HRNP a UTI Neonatal foi decorada com a cor roxa. Palestras e treinamentos sobre o assunto aconteceram durante todo o mês. No dia 17 houve distribuição de presentes para os pais dos prematuros e os bebês foram vestidos com roupinhas de super-heróis.

As demais unidades também fizeram decorações especiais, mobilizando as equipes de enfermagem, funcionários e acompanhantes, chamando a atenção de todos para a importância do tema.

Confira a Galeria de imagens do Novembro Roxo em nossas unidades.