Novembro Azul 18/11/2020 - 14:04

Médico Urologista do Hospital Regional do Litoral, Unidade da FUNEAS, fala sobre câncer de próstata e formas de tratamento.

Novembro Azul - Hospital Regional do Litoral

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer da próstata.

O Médico Urologista do Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, Dr. César Broska, explica que o câncer de próstata é a neoplasia mais comum no homem, excetuando-se as de pele, não melanoma. Estima-se que em 2020 mais de 65000 novos casos ocorrerão no Brasil (INCA).

O médico afirmou que este tipo de doença não costuma causar sintomas ou desconforto na sua apresentação inicial, que é o estágio com maiores chances de cura e controle, sendo, portanto, necessário a avaliação médica para o diagnóstico precoce.

Possuem indicação de avaliação médica para o câncer de próstata homens com idade igual ou acima de 50 anos, ou a partir dos 45 anos, quando possuírem casos de câncer de próstata na família ou forem afrodescendentes.

O rastreio é realizado com o toque retal e com o exame de sangue (PSA). Os exames são complementares e devem ser realizados juntos para aumentar a taxa de detecção.

Alterações nos exames - Quando algum dos exames estiver alterado, é indicado um exame de biópsia da próstata para confirmar ou excluir a presença da doença. A biópsia pode ser realizada de forma guiada, por ecografia, e pode também ser guiada através de ressonância nuclear magnética.

Tratamento – Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será dividido em grupo de risco e então discutidas as alternativas terapêuticas, que incluem cirurgia (realizada de modo convencional, laparoscópico ou por robótica), radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia ou até mesmo apenas a observação do tumor.

As complicações mais frequentes, advindas dos tratamentos considerados curativos (cirurgia e radioterapia) são a disfunção erétil e a incontinência urinária, com taxas semelhantes para ambas as modalidades.

Mesmo com a doença sendo diagnosticada em estágios mais avançados, as opções terapêuticas são variadas e possibilitam o controle dos sintomas e da doença.

Orientações - O Dr. César Broska aconselha os homens a não terem preconceito de ir ao médico, e aproveitar a oportunidade para conversar sobre outras situações clínicas que podem estar incomodando.

“A campanha, além de conscientizar sobre o câncer de próstata pretende promover a saúde e qualidade de vida masculina como um todo”, orienta o médico.

Ações – Um stand Up, com o ator voluntário Rogério Soares, abriu as atividades do Novembro Azul, no hospital Regional do Litoral, para chamar a atenção dos homens aos cuidados com a saúde.

O Coordenador do Neps, Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Giscar Luciano Lopes, ministrou palestras para as equipes do noturno, com temas relacionados ao bem-estar e comportamento, alimentação adequada, atividades físicas e prevenção de doenças por mudanças no estilo de vida.

O médico, Dr. César Broska, também apresentou palestras aos homens no HRL, abordando os assuntos relacionados ao câncer da próstata e outras enfermidades masculinas, além das formas de detecção e tratamento destas enfermidades.

O diretor presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, que acompanha as ações promovidas pelas unidades, disse que estas iniciativas são uma forma de apoio aos projetos desenvolvidos pela Sesa, que realiza em todo o estado ações de sensibilização da população.

“Estas ações são necessárias para que tanto profissionais quanto a sociedade em geral saibam dos riscos destas doenças, e onde procurar atendimento para o tratamento. Destacamos sempre que quanto mais cedo o homem procurar atendimento, maiores são as chances de cura”, reforçou Marcello Machado.

Webinar - A Secretaria da Saúde promove no dia 24 de novembro webinar sobre o Novembro Azul direcionada a profissionais que atuam na área. Serão discutidas as principais diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com transmissão pelo canal YouTube da Sesa, a partir das 14h