Nova oficina para confecção de palmilhas e órteses vai beneficiar pacientes com hanseníase ou sequelas da doença 29/07/2024 - 14:07

Uma nova oficina implantada no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, em Piraquara, no dia 26 de julho, vai beneficiar pacientes que apresentam alguma deficiência física e precisam de materiais ou dispositivos de tecnologia assistiva em virtude da hanseníase.

Ao todo, são duas salas disponibilizadas para o funcionamento da oficina, que é especializada para confecção de palmilhas e órteses para os pacientes com hanseníase ou sequelas da doença, atendidos no ambulatório da Unidade.

A novidade faz parte de uma parceria de cooperação técnica entre o Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná e o Instituto Alliance Against Leprosy, que fornece equipamentos, insumos e capacitação da equipe, e ainda, a dispensação de órteses por meio do programa Techansen, uma ação da Alliance, que prevê a doação dos materiais necessários para entidades com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos portadores de deficiências físicas causadas pela doença.

De acordo com a Diretora-Geral do hospital, Maristela Zanella, a nova oficina possibilitará atendimento especializado em reabilitação, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde, a fim de tornar a unidade uma referência em atenção qualificada em hanseníase para todo o Estado do Paraná.

“A oficina está instalada na Ala Santa Clara, com uma sala para confecção de palmilhas e adaptação dos calçados e outra sala para equipe técnica e dispensação das órteses. A equipe da Unidade, por meio de fisioterapeutas e terapeuta ocupacional é responsável pelas atividades da Oficina”, destaca.

Atendimentos - No HDSPR são atendidos, em média, 50 indivíduos por mês com diagnóstico de Hanseníase, que demandam a realização de outros procedimentos, conforme a avaliação da equipe, composta por profissionais de diferentes especialidades. Dos pacientes atendidos no primeiro semestre deste ano, 71% apresentaram grau de incapacidade física 1 ou 2, conforme a avaliação neurológica realizada no serviço.

Parceria - Para a entrega oficial das salas destinadas ao programa, participaram do momento, a equipe do HDSPR, a Superintendente de Serviços Médicos representando a FUNEAS, Drª. Ligia Martin, Ana Carolina Dias, Coordenadora Estadual da Hanseníase e Drª. Laila de Laguiche, Diretora-Presidente do Instituto Alliance Against Leprosy.

Referência – A unidade é referência em Hanseníase para todo o Estado do Paraná e vem se estruturando com novos serviços a fim de ofertar um atendimento qualificado e resolutivo para todo paciente acometido pela Hanseníase.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias