Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná promove capacitação sobre hanseníase para profissionais da Atenção Primária 10/07/2024 - 16:26

O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná, unidade FUNEAS em Piraquara, realizou nos dias 9 e 10 de julho uma capacitação sobre a Hanseníase, uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.

Participaram da capacitação 40 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da atenção básica e vigilância epidemiológica dos municípios de abrangência da atenção primária da 2ª Regional de Saúde do Estado.
 

A capacitação abordou temas como os sinais clínicos da doença, critérios diagnósticos, exames complementares, diagnóstico diferencial, tratamento, avaliação neurológica simplificada, prevenção de incapacidades, estigma e direitos da pessoa com Hanseníase e aula prática sobre baciloscopia.

A programação contou ainda com uma visita guiada ao MUSAR – Museu São Roque e uma sessão de cinema com exibição do documentário “A morada de São Roque”, ações que visam divulgar a história da Hanseníase e do antigo Leprosário São Roque, atual Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná.

De acordo com a diretora geral do HDS, Maristela Zanella, as capacitações ofertadas pelo HDSPR buscam qualificar os profissionais, principalmente aqueles que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, na detecção precoce, no diagnóstico e manejo da Hanseníase.

“Uma das ações da Unidade é compartilhar o conhecimento da equipe capacitando profissionais técnicos da rede de atenção do Estado do Paraná. Neste ano foram mais de 300 profissionais que passaram por capacitação no HDSPR”, explicou Maristela Zanella, Diretora Geral da unidade.

Cenário nacional da doença - O Brasil é o segundo país no mundo em incidência de casos e, o Paraná, apesar de não ser considerado um estado de alta endemicidade, tem a sua maioria de casos diagnosticados já com alguma sequela da doença, que tem alto potencial incapacitante. As ações desenvolvidas pelo HDSPR visam aumentar o conhecimento sobre a Hanseníase e favorecer o seu diagnóstico em tempo oportuno.

Referência - O Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná é referência para todo o Estado em hanseníase. Conta com equipe especialista na área sendo, 04  (quatro) médicos hansenologistas e equipe multiprofissional, composta por Terapeuta Ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista, serviço social, psicólogo, habilitados quanto ao cuidado com paciente com hanseníase.

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias