Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná promove ação para alertar população sobre os cuidados com a saúde vascular, em campanha alusiva ao “Agosto Azul e Vermelho” 19/08/2024 - 15:46

O Hospital de Dermatologia Sanitária, unidade Funeas em Piraquara, realizou neste sábado (17)  uma ação voltada à conscientização da população para os riscos das doenças relacionadas à circulação.

No total, foram ofertadas 120 consultas com cirurgião vascular e 40 exames de doppler colorido. As consultas foram disponibilizadas aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba para pacientes que aguardavam em fila de espera. 

O “Agosto Azul e Vermelho” é uma campanha idealizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), que busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos das doenças de etiologia vascular, como Trombose Venosa Profunda (TVP), Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), Linfedema, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Doença Carotídea, Pé Diabético, Aneurisma de Aorta Abdominal (AAA) e Varizes. 

As cores azul e vermelho, que representam o mês de cuidado com a saúde vascular, foram inspiradas na representação das veias humanas, na cor (azul) e as artérias (vermelho). 

De acordo com o Dr. André Benção, médico que atua no HSDSPR, o serviço de saúde vascular, ofertado na unidade, atua principalmente no tratamento de úlceras varicosas que são uma evolução da doença venosa crônica. Para o médico, este tipo de ferida dos membros inferiores é uma importante causa de afastamento de atividades laborais. Orientações precoces do médico e da equipe multidisciplinar tem um papel crucial na prevenção de complicações.

“Vamos fazer do Agosto Azul Vermelho um marco de ação pela sua saúde vascular: sair do sedentarismo, parar de fumar, melhorar sua alimentação e marcar sua consulta com o angiologista ou cirurgião vascular que é o médico especializado para tratar e prevenir as doenças vasculares” reforça.

Atendimentos - Atualmente a unidade conta com três cirurgiões vasculares e são realizados, em média, 600 consultas, 500 doppler e 150 escleroterapias (espuma), por mês, que resultam em atendimento resolutivo e que proporciona a satisfação do usuário do serviço, vindos de toda região de área de abrangência do HDSPR.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias