Hospital Zona Sul de Londrina – FUNEAS realiza mutirão de cirurgias infantis para 22 crianças da 17ª Regional de Saúde do Estado 03/10/2023 - 08:16

O Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade, Zona Sul, uma das unidades FUNEAS em Londrina, realizou neste sábado (30) um mutirão de cirurgias para crianças da 17ª Regional de Saúde do Estado. No total, passaram por procedimentos cirúrgicos 22 crianças, com atendimento humanizado e totalmente preparado para receber os pequenos pacientes.

Foram realizadas 16 cirurgias pediátricas com procedimentos de amigdalectomia, adenoidectomia e postectomia e outras 6 de otorrinolaringologia, para crianças com idades entre 4 e 11 anos, dos municípios de Londrina, Cambé, Centenário do Sul, Jataizinho, Rolândia e Tamarana.

O Diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, acompanhou todos os preparativos para o mutirão deste sábado junto à direção da unidade, além de monitorar os resultados das cirurgias.

“A FUNEAS tem se empenhado cada vez mais na ampliação de cirurgias em suas unidades hospitalares, proporcionando todas as condições necessárias para que possamos movimentar a fila de espera e atender o maior número de pacientes, conforme a determinação do Secretário da Saúde Beto Preto e do governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior”, afirmou.

Marcello Machado destacou ainda o trabalho realizado pela direção da unidade e de toda a equipe de profissionais envolvidos, que realizam aproximadamente 600 cirurgias por mês, para adultos e crianças.

O diretor geral do HZS, Geraldo Junior Guilherme, enalteceu a participação dos colaboradores e voluntários que ajudaram na ação, principalmente dos grupos “Viver em Riso” e LAMAR – Liga Acadêmica de Medicina Amigos do Riso da PUCPR Londrina, que proporcionaram momentos de alegria e recreação, distribuindo máscaras e pulseiras de super-heróis”, destacou.

Cirurgias – O Hospital Zona Sul de Londrina – FUNEAS realiza em média 600 cirurgias por mês para os pacientes de 21 municípios da 17ª Regional de Saúde do Estado, em 5 salas cirúrgicas e 26 leitos de enfermaria cirúrgica nas áreas de Cirurgia Infantil, Fissura labiopalatal, Plástica (corretiva), Otorrinolaringologia, Ginecologia, Mastologia, Cirurgia vascular e geral. Na área pediátrica são realizadas, aproximadamente, 150 cirurgias para crianças.

Ainda, para o mês de outubro está previsto um novo mutirão de consultas ambulatoriais, com previsão de atender mais de 100 crianças com idades entre 2 e 12 anos, para reduzir a fila de espera, represada durante a pandemia da Covid-19.