Hospital Zona Sul – FUNEAS em Londrina recebe equipamentos de Televisão e ar-condicionado 31/01/2022 - 18:20
Criar melhorias no ambiente hospitalar para conforto dos pacientes sempre foi uma questão primordial para a gestão da FUNEAS e para a Secretaria da Saúde, que através das determinações do Secretário Beto Preto, orienta suas unidades a formularem programas que busquem o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes, assim como dos trabalhadores.
No Hospital Zona Sul – FUNEAS, em Londrina, um novo projeto de humanização vai possibilitar que os pacientes e acompanhantes tenham mais conforto durante o tratamento. Já está sendo aguardada a instalação de novos equipamentos de TV e ar-condicionado.
No total, foram adquiridas 30 unidades de equipamentos de ar-condicionado para diversos ambientes e 37 televisores novos, de 43 polegadas, para as unidades de internamento da instituição. Para reforçar a assistência, foram adquiridas 3 camas elétricas, 1 cardioversor e mais um carrinho de emergência. O custo total destes investimentos ultrapassa R$ 250 mil, realizados através de recursos da FUNEAS/Sesa.
“Esta é uma demanda antiga, que identificamos através das pesquisas de satisfação realizadas na unidade, pois os pacientes que estão internados há mais tempo tendem a perder a noção do tempo, e a instalação dos aparelhos de TV irá contribuir para minimizar o desconforto destas pessoas por estarem fora dos seus lares, e graças à FUNEAS, está sendo concretizada”, disse o Diretor Geral do HZS, Geraldo Junior Guilherme.
O diretor ainda reforçou que na região de Londrina o calor é predominante na maior parte do ano e muitos aparelhos de ar-condicionado da unidade já estão obsoletos, operando há mais de dez anos, sendo necessária a substituição, pois não comportam mais refrigerar os ambientes.
Marcello Machado, diretor-presidente da FUNEAS, disse que estes investimentos irão contribuir para o bem-estar dos pacientes internados no hospital, e que desde o inicio do contrato de gestão da FUNEAS, para o HZS, que ocorreu em outubro de 2021, uma série de melhorias estão sendo realizadas.
“Em outubro de 2021 com a chegada da FUNEAS, pudemos realizar a abertura de 10 leitos especializados em saúde mental, entregamos 15 novos computadores e contratamos 35 profissionais”, disse.
O presidente ainda destacou que no mês seguinte, em novembro de 2021, houve a abertura de um edital de credenciamento médico, em que foram habilitadas 30 empresas para atender diversas especialidades médicas, como infectologia, clínica pediátrica, cirurgia geral, ginecologia, dentre outras.
A equipe assistencial também foi reforçada, com a manutenção dos contratos realizados no mês de outubro, o total passou de 35 para 61 profissionais, alocados nas áreas de serviço social (1), enfermagem (55), farmácia (2), Fisioterapia (1), Nutrição (1), e radiologia (1).
A preocupação com a segurança do trabalhador também foi destaque neste período. A FUNEAS realizou os exames médicos periódicos para os trabalhadores da unidade, cumprindo a legislação vigente e promovendo um ambiente de trabalho mais seguro.
Todas as comissões internas obrigatórias para entidades hospitalares também foram implantadas no HZS, e estão trazendo mais qualidade e agilidade no serviço, assim como a implantação do sistema de gestão hospitalar GSUS, que integra todos as unidades hospitalares da Secretaria de Saúde do Paraná, que já está em uso, registrando todos os atendimentos.
“Estamos a pouco tempo na gestão dos hospitais Zona Sul e Zona Norte de Londrina, e os avanços são visíveis, por isso acreditamos que a FUNEAS e HZS, estão investindo mais e melhor para que a população seja bem assistida em todas as etapas do atendimento. Nosso foco central é oferecer as melhores condições possíveis para os pacientes e os trabalhadores do hospital”, finaliza Marcello Machado.