Hospital Regional do Norte Pioneiro FUNEAS realiza a primeira captação de órgãos para a Central de Transplantes do Estado 26/05/2022 - 15:20

Doação de òrgãos - Hospital Regional do Norte Pioneiro

O Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS, em Santo Antônio da Platina, realizou hoje (26) a primeira captação de órgãos para transplante, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos – OPO.

De acordo com a diretora de Enfermagem do HRNP, Luana Cristina de Souza, foi realizada a captação de rins no HRNP, e em seguida, destinado a paciente que aguarda em fila da lista de espera de transplante, que é administrada pela Central de Transplantes do Estado.

O hospital HRNP, da rede FUNEAS, conta com uma comissão intra-hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos desde dezembro de 2021, que está deliberando sobre estes assuntos, sob supervisão da FUNEAS, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

O Procedimento foi acompanhado por profissionais da unidade, um anestesista, um circulante, o instrumentador e enfermeiro.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, disse que o Hospital Regional do Norte Pioneiro está avançando nestas tratativas, sendo uma referência na região, e parabenizou as equipes que atuaram rapidamente neste procedimento, para conseguir beneficiar mais um paciente que aguardava um transplante.

“Temos uma equipe comprometida no Hospital Regional do Norte Pioneiro, que está atuando incansavelmente em diversas frentes de trabalho, e neste momento se destaca através da possibilidade de oferecer ao Estado este serviço de captação de órgãos. Parabéns a todos os colaboradores que atuaram nesta missão”, disse.

A Organização de Procura de Órgãos – OPO caracteriza-se por ser um organismo suprahospitalar com o objetivo de apoiar e executar as atividades relacionadas à doação de órgãos e tecidos, sendo responsável por realizar visitas aos hospitais com a finalidade de identificar potenciais doadores de órgãos e apoiar todo o processo de doação de órgãos.