Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS passa a contar com tomógrafo de última geração 25/03/2022 - 13:30

Novo tomógrafo no hospital HRNP vai beneficiar população e municipios
Equipe da infraestrutura do HRNP FUNEAS coordenou o trabalho de instalação do equipamento.

O Hospital Regional do Norte Pioneiro - FUNEAS, em Santo Antônio da Platina, inaugura no próximo sábado (26), às 16h30, um novo tomógrafo de última geração, que foi recebido através de uma Cooperação Humanitária, do governo do Japão.

O diretor presidente da FUNEAS, Marcello Machado, explicou que a diretoria técnica da FUNEAS e o Hospital Regional do Norte Pioneiro realizaram a inscrição para a participação no projeto pactuado entre o governo brasileiro e japonês, através do projeto “Japão Aid Grant”, que conta, ainda, com o apoio do Escritório das Nações Unidas para esta execução.

“Com este equipamento, vamos ofertar um serviço mais preciso. A população realmente será a grande beneficiada. É um momento importante para esta gestão do Secretário Beto Preto e do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, que nos apoiaram neste projeto desde o início”, afirmou.

O objetivo principal desta cooperação, por parte do Japão, é o fortalecimento da rede de saúde pública por meio de doação de equipamentos de tomografia computadorizada, frente à emergência de saúde pública decorrente do coronavírus (SARS-CoV-2).

O equipamento, da marca SIEMENS (SOMATOM go.Up), no valor total de R$ 1.488.874,03, será o único na rede pública do estado com esta configuração, que permite total integração entre hardware e software, com interface intuitiva, facilitando o manuseio aos colaboradores da unidade.

Além de coordenar todo o processo de inscrição neste programa, a FUNEAS foi encarregada de realizar as adequações físicas necessárias na unidade anexa ao HRNP, que foi cedida pelo município de Santo Antônio da Platina para esta finalidade.

Conjunto de benefícios para a população

Com o eficiente programa de imunização operado pela Secretaria da Saúde do Paraná, determinado pelo Secretário Beto Preto, como parte do plano estadual de enfrentamento da Covid-19, do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Hospital Regional do Norte Pioneiro está apto a direcionar sua UTI Covid-19, para atender uma demanda antiga da população da região, transformando-a em UTI Geral.

Com isso, serão destinados 10 leitos para a nova UTI, beneficiando diretamente os 22 municípios da 19º Regional de Saúde do Estado, que passam a contar com um novo equipamento de tomografia de última geração para laudos eficientes e precisos.

Municípios farão economia

Um dos principais benefícios para a região, é que este novo equipamento, que será instalado no HRNP, possibilitará a economia por parte dos municípios da Regional, que poderão encaminhar pacientes para estes exames, gratuitamente.

Atualmente estes procedimentos são realizados em cotas, via consórcio intermunicipal, sendo suportados pelos municípios. Com a economia, estes recursos poderão ser destinados para outras prioridades da saúde pública.

O controle e monitoramento da distribuição da demanda de exames será feito pela FUNEAS.

Chamamento público

O projeto foi contemplado por meio do Edital de Chamamento Público nº 12/2020, publicado no Diário Oficial da União nº 140, Seção 3, página 94, de 23 de julho de 2020.