Hospital Regional do Litoral inicia programação do Outubro Rosa 02/10/2020 - 16:00

O câncer de Mama é a quinta causa de morte por câncer em geral e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Outubro Rosa - Hospital Regional do Litoral

O Hospital Regional do Litoral – Unidade Funeas em Paranaguá, realizou na quinta-feira, 1º de outubro, a abertura oficial da programação pela saúde da mulher, o Outubro Rosa, e contou com atividades que mobilizaram toda a instituição.

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher como um todo.

O evento, organizado pelo Neps – Núcleo de Educação Permanente em Saúde, juntamente com os setores de Psicologia e Serviço Social, com o apoio de diversas pessoas e voluntários, iniciou na recepção do hospital, diante de uma plateia de colaboradores, pacientes e acompanhantes, e percorreu todos os setores da instituição, com distribuição de flores e os tradicionais laços rosa, da campanha.

De acordo com Daiana Cristine Stelmacki, responsável pelo Serviço Social, para a abertura do evento foi apresentado um Stand-up, com Rogério Soares, voluntário na instituição, sobre o autoexame da mama, e um musical, que será repetido durante o mês, além de oito palestras que estão programadas para acontecer.

A Psicóloga Maristela Marques do Rosário, que colaborou na organização, disse que o HRL, como uma instituição que promove a saúde de seus pacientes, não poderia deixar de conscientizar também seus funcionários. “Ainda este mês contaremos com a participação do Instituto Peito Aberto, através de palestras, assim como outros eventos. Estamos otimistas em relação a adesão de todos nesta causa”.

O Diretor Geral do HRL, Giovani de Souza, participou da abertura e falou sobre a importância da prevenção e do engajamento feminino no cuidado e nas consultas preventivas, realizadas na atenção primária, e agradeceu pelo trabalho das equipes, parceiros e voluntários envolvidos neste projeto.

“A Secretaria de Saúde do Paraná tem se empenhado em oferecer estrutura, recursos e tecnologia para a prevenção e tratamento, com hospitais credenciados que agilizam o atendimento. Os números de casos ainda são altos, mas a prevenção também é saúde”, ressalta.

O diretor presidente da Funeas, Marcello Machado, destaca o apoio da Funeas em todas as iniciativas que são realizadas para chamar a atenção das mulheres para o autocuidado, principalmente neste mês de outubro, sobre a importância de que elas, imensa maioria dos casos de câncer de mama, façam os exames preventivos.

“Teremos atividades durante todo o mês sobre este assunto nas unidades da Funeas, e temos certeza de que os objetivos serão alcançados com os pacientes e também com as equipes de trabalho, que são muito importantes para nós”, disse Marcello Machado.

Câncer de mama – De acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, com aproximadamente 2,1 milhão de casos novos. É a quinta causa de morte por câncer em geral (626.679 óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade por essa neoplasia. Na população feminina abaixo de 40 anos, ocorrem menos de 10 óbitos a cada 100 mil mulheres, enquanto na faixa etária a partir de 60 anos o risco é 10 vezes maior.