Hospital Regional do Litoral conclui atividades do Agosto Dourado

27/08/2020 - 14:40

550 funcionários e 153 mães participaram das ações no hospital durante o mês

Agosto Dourado HRL

O Hospital Regional do Litoral, localizado em Paranaguá – PR, unidade mantida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná – Funeas, concluiu as ações do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

As ações foram desenvolvidas pelo GPAM - Grupo de Promoção ao Aleitamento Materno, composto por uma equipe multiprofissional formada por Fonoaudiólogas, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Enfermagem e Assistente Social.

O grupo atua no hospital desde 2010, promovendo palestras e orientações às puérperas e seus familiares, treinamentos aos servidores e ações sobre o aleitamento materno.

Alessandra de Cássia Luquetta, Fonoaudióloga e coordenadora do GPAM/HRL, explica que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, primeiro lugar na alimentação infantil. “É uma cor especial, que percorre o mundo com o seu laço dourado simbólico”.

A Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno definiu o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020: “Apoie o Aleitamento Materno por um planeta saudável”. Atualmente, a entidade promove o aleitamento materno em 120 países.

De acordo com Alessandra, “a amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. O leite materno é um alimento natural e renovável, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício”, conclui.

A direção executiva da Funeas parabenizou a iniciativa dos servidores do HRL, e ressaltou sobre a importância da humanização do atendimento nas unidades, sendo o tema do aleitamento materno um dos mais importantes, pois tem um significado muito especial tanto para as pacientes quanto para as servidoras em período de amamentação.

Ações realizadas

Para esta comemoração o hospital recebeu decoração especial com faixa, banners e informativos sobre o tema, além de lembranças às puérperas.

Um espaço especial para fotos e um mural para relatos das funcionárias do HRL sobre seus momentos de amamentação, ou apoio profissional ao Aleitamento Materno.

Em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde - NEPS, foram feitas visitas aos setores, com distribuição de laços dourados e brindes, reforçando aos funcionários sobre a importância da atuação na conscientização da sociedade.

Também foram realizados breves treinamentos nos setores que atuam diretamente com o aleitamento materno, reforçando as orientações sobre ordenha e colostroterapia.

Relatos de profissionais que atuam no aleitamento materno do HRL

Vanusa Nascimento Fernandes, técnica em enfermagem, acredita que o trabalho desenvolvido proporciona a interação da mãe e bebê, fundamental neste processo de amamentação “É um ato de disposição, dedicação e respeito, saudável para ambos, de carinho e amor verdadeiro”, destaca.

A técnica em enfermagem Pâmela Matos Martins, relata sobre a falta de informação e preparo que teve durante o período que amamentou seu bebê, “Com este treinamento, hoje posso contribuir para que outras mães não passem por isso”.

“É com muita satisfação, orgulho e felicidade, que falo que trabalho e apoio o aleitamento materno, pois é um ato de amor que só a mãe pode proporcionar para seu filho”, conta Izabel Cristina Ferreira Lima dos Santos, téc. Enfermagem.

Colaboração: Alessandra de Cássia Luquetta, Fonoaudióloga e coordenadora do GPAM/HRL