Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, em Paranaguá, implanta programa de Residência Médica 04/02/2022 - 08:20

População do litoral será beneficiada com o programa, que terá dois novos médicos residentes.

Programa de residencia médica Hospital Regional do Litoral FUNEAS

O Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, em Paranaguá, através da Comissão de Residência Médica (COREME/HRL), realizou no dia 23 de janeiro, a prova teórica para os interessados em participar do programa de residência médica em cirurgia geral para a unidade, que teve duas vagas aprovadas pelo MEC.

No total, seis candidatos se inscreveram e quatro realizaram a prova, que aconteceu sob a coordenação da Escola de Saúde Pública do Paraná – FUNEAS, em Curitiba, e consiste na primeira fase do processo. Na segunda fase, os aprovados serão submetidos a uma análise de currículo, de forma presencial.

O resultado final do processo seletivo e o edital de convocação para a matrícula será divulgado no dia 22 de fevereiro de 2022, através do site da ESPP-FUNEAS (www.escoladesaude.pr.gov.br), e a posse dos novos residentes será no dia 02 de março de 2022.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, acredita que a aprovação destas vagas pelo MEC para o HRL é uma grande conquista e motivo de comemoração para a unidade, e para todos os sete municípios que dependem do hospital, que amplia sua representatividade e importância no campo da saúde pública, pois torna-se um provedor de capacitação na área médica.

“O Secretário Beto Preto orientou vários hospitais que montassem os projetos e dessem andamento junto ao MEC e estamos muito contentes com a aprovação do HRL porque vai qualificar ainda mais o serviço de cirurgias daquele hospital que já contém grandes profissionais”, disse.

O diretor ainda ressaltou que a Escola de Saúde Pública – FUNEAS, que se destaca por suas atividades de treinamento e capacitação da força de trabalho da saúde, também se consolida como uma entidade preparada para estes processos de seleção, como este de residência médica do HRL.

Todo o processo de formação em residência médica é supervisionado e coordenado de acordo com diretrizes do MEC, por meio da Comissão Nacional de Residência Médica, que estabelece regras padronizadas de funcionamento dos serviços e as normas de aprendizado dos residentes.

Histórico - Instituída no Brasil em 1977, a Residência Médica é mundialmente reconhecida como a forma mais adequada – e única, em muitos países – de formação de médicos especialistas. Trata-se de uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, na forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviços sob responsabilidade de instituições de saúde (universitárias ou não), com a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Ao final do programa de RM, o médico recebe automaticamente o título de especialista.

 

GALERIA DE IMAGENS

Últimas Notícias