Hospital Regional de Guarapuava FUNEAS terá programa de residência médica e multiprofissional, em parceria com a UNICENTRO-PR 06/05/2022 - 15:40

Visita UNICENTRO ao hospital Regional de Guarapuava

O Hospital Regional de Guarapuava – FUNEAS recebeu, nesta quinta-feira (05), a visita do Reitor, Dr. Fábio Hernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO-PR, sediada no município, para uma reunião e apresentação das instalações e dos avanços da FUNEAS com a nova administração da unidade.

Na pauta da reunião, que aconteceu com as lideranças do hospital e a Gerência Sênior de Unidades Hospitalares, da sede da FUNEAS, estava a proposta da UNICENTRO-PR para a implantação de um núcleo de atividades educacionais, com a parceria entre a FUNEAS e a instituição de ensino.

“Como possuímos cursos de graduação, mestrado e doutorado na área da saúde esta parceria é oportuna e beneficiará tanto o hospital, como os estudantes e toda a comunidade de Guarapuava”, disse o Reitor.

Neste projeto, de acordo com o Reitor, o objetivo é trazer para o HRGUA o programa de residência multiprofissional em educação física, nutrição, enfermagem e fisioterapia, além da capacitação em urgência e emergência, e residência médica.

A estrutura da clínica de fisioterapia da UNICENTRO-PR, utilizada para a recuperação de pacientes pós Covid-19, também estará à disposição dos pacientes da unidade hospitalar da FUNEAS.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, ressaltou que, conforme determinação do Governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o Hospital Regional de Guarapuava está passando por uma transição no perfil assistencial, que antes era destinado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Covid-19, e agora, passará para o atendimento geral, podendo abrir espaço para esta área de aperfeiçoamento educacional.

“Esta proposta de parceria é bem-vinda e está sendo estudada, juntamente com o Prof. Aldo Bona, da SETI – Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Reitor da UNICENTRO, Dr. Fábio Hernandes. Estamos avançando na estruturação do HRGUA, contratando equipes médicas e assistenciais, abastecendo a unidade com insumos e tecnologia, e esta parceria trará muitos benefícios para toda a comunidade”, finaliza.

Estrutura HRGUA - O hospital Regional de Guarapuava terá 20 leitos de internamento clínico geral, e mais 10 de UTI adulto, totalizando 30 leitos. O aporte financeiro da FUNEAS para estes ajustes estruturais e de contratações será de R$ 3.103.641,96.

Presentes na visita – Pela UNICENTRO-PR, participaram: o Dr. David Livingstone, Maria Regiane Trincaus, Coordenadora de apoio ao estudante, Kelly Holanda Prezotto Araujo, departamento de enfermagem. Pela FUNEAS: Dr André Luis Bonete, RT da UTI; Ednei Mansano, Gerente Sênior de Unidades Hospitalares, Leila Sandmann, gerente de enfermagem do HRCO, e Luana Cristina de Souza, diretora de enfermagem do HRNP.