Hospitais da Funeas celebram o dia Mundial da Segurança do Paciente 22/09/2020 - 10:50

Neste ano o foco da campanha está na segurança dos trabalhadores da saúde para alcançar a segurança dos pacientes.

Na 72ª Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o foco da campanha está segurança dos trabalhadores da saúde como a prioridade central para alcançar a Segurança dos Pacientes.

De acordo com a SOBRASP – Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, este assunto é, portanto, uma responsabilidade global e deve ser prioridade número um de todos.

Assim como os profissionais que atuam diretamente no cuidado aos pacientes, é fundamental que Gestores e Lideranças da Saúde estejam comprometidos com a Segurança do Paciente, gerenciando todas as ações necessárias para garantir o cuidado livre de dano em todos os Serviços e Sistemas de Saúde.

Hospitais - Ao todo, a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná – FUNEAS, gerencia cinco hospitais em regiões estratégicas do estado, que atuam diretamente com diretrizes de segurança estabelecidas pela Funeas e padrões da Secretaria de Saúde do Paraná – Sesa, para atendimento à população.

Durante a semana, e principalmente na quinta-feira, 17 de setembro, todas as unidades hospitalares realizaram ações para reforçar a importância da segurança do paciente, sobretudo em época da pandemia Covid-19.

Hospital Regional de Guaraqueçaba

Em Guaraqueçaba, as ações foram direcionadas pelos dados da pesquisa de Cultura de Segurança Hospitalar, com foco em dinâmicas que apontam os temas: resposta não punitiva, percepção da segurança e comunicação dos erros.

Para a diretora geral do hospital, Keila Barcelos, “o aprendizado e envolvimento da equipe trazem motivação e, consequentemente, a qualidade”.

Hospital Regional Guaraqueçaba

Hospital Regional do Litoral – Paranaguá

Em Paranaguá foi utilizado o slogan “Nós também somos o amor de alguém”, para reforçar a necessidade do autocuidado aos profissionais de saúde. Temas como o uso correto de EPI’s, seguir as metas de segurança do paciente, participação em treinamentos, além de um Quiz de segurança, fizeram parte das ações.

Hospital Regional do Litoral

Hospital Infantil Waldemar Monastier – Campo Largo

Em Campo Largo os profissionais participaram da Blitz da Segurança, com perguntas em locais estratégicos. Houve uma competição de decoração nos setores - com premiação para os melhores, além do circuito de jogos.

“Mãos que cuidam” – equipes carimbaram suas mãos com guache em murais, e na Chamada da Segurança – foram feitas ligações aos setores com perguntas sobre o tema.

O encerramento da semana aconteceu na sexta (18), com o lançamento do manual de Orientações ao acompanhante, e contou com a participação do diretor presidente da Funeas Marcello Machado e o diretor administrativo da Funeas, Valmir Alberto Thomé.

Hospital Infantil Waldemar Monastier

Hospital Regional do Sudoeste – Francisco Beltrão

No hospital Regional do Sudoeste as equipes também decoraram o hospital, para lembrar a data e chamar a atenção dos funcionários e o público em geral para questões relacionadas aos protocolos de segurança do paciente.

Hospital Regional do Sudoeste

Hospital Regional do Norte Pioneiro – Santo Antônio da Platina

No HRNP aconteceram palestras sobre a importância da segurança do paciente e práticas seguras no atendimento, relacionando, principalmente, sobre o autocuidado e sobre os protocolos do Ministério da Saúde – Identificação do paciente, Prevenção de Lesão por Pressão, Segurança na cadeia terapêutica medicamentosa, Cirurgia segura, Higienização das mãos e Prevenção de quedas.

Hospital Regional do Norte Pioneiro

O diretor presidente da Funeas, Marcello Machado, avaliou as ações como positivas porque mobilizou um grande número de servidores relacionados a área da assistência ao paciente, como centros cirúrgicos, laboratórios, UTI’s, entre outros, trazendo   reflexões sobre o papel de cada servidor, no cuidado e segurança dos procedimentos para garantir o sucesso no restabelecimento do paciente.

“Vi equipes motivadas e apaixonadas pelo trabalho. Isso é fundamental para que cada equipe cuide do paciente como alguém muito especial, o objeto do seu carinho, e é isso que acontece com aqueles que tem essa missão especial de diminuir a dor, cuidar e curar, que são os profissionais da saúde”, finaliza.