HRL capacita fisioterapeutas em parceria com o CREFITO 8 para atuação no tratamento à Covid-19 06/07/2021 - 10:10

Capacitação Fisiterapeutas Hospital Regional do Litoral, FUNEAS Paraná

Programas de atualização de técnicas e capacitação alinhados à Secretaria de Saúde do Paraná proporcionam crescimento profissional

Os fisioterapeutas do Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, em Paranaguá, realizaram um treinamento, em parceria com o CREFITO 8, Conselho Regional de Fisioterapia, para atualização de procedimentos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

A capacitação, ministrada pelos fisioterapeutas Giorgia Caroline Mendes, Juliana Londero e Ariel Chagas, do CREFITO 8, ocorreu nos dias 3 e 4 de julho, nas dependências do Senac Paranaguá, e contou com a participação de 23 fisioterapeutas que atuam na UTI Covid, Enfermaria Covid, UTI Geral, Clínica Médica e Pronto Socorro.

Rafael Coelho Tosta, coordenador da área de Fisioterapia do HRL, disse que o conteúdo do treinamento abordou temas como oxigenoterapia, ventilação não invasiva, ventilação mecânica, desmame e extubação, e avaliação do paciente. Cuidados com vias aéreas artificiais e posição prona também foram abordados.

O Diretor Técnico da FUNEAS, Dr. Geraldo Biesek, ressaltou que a capacitação e atualização das equipes médico-assistenciais é fundamental, principalmente neste momento de pandemia.

“O Secretário da Saúde Beto Preto tem buscado cada vez mais viabilizar os treinamentos para a área assistencial através de programas desenvolvidos pela Secretaria da Saúde, e este treinamento no HRL contribui para que as equipes estejam plenamente preparadas para os desafios diários”, disse o diretor.

Para o Diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, a capacitação oferecida aos fisioterapeutas da região do litoral do Paraná vem de encontro com o que a FUNEAS tem buscado oferecer às equipes das suas unidades: melhores condições de trabalho e segurança aos trabalhadores.

De acordo com o presidente, estas ações proporcionam que as equipes atuem de forma direta com os pacientes, especialmente aos que se tratam da Covid-19, “os fisioterapeutas tem uma relação direta com o resultado do trabalho multiprofissional, e é reconhecido que um fisioterapeuta que atue bem tem grande influência na recuperação do doente”.

“Agradecemos ao CREFITO 8 através da sua presidente, Dra. Patrícia Rossafa Branco, que prontamente se dispôs a contribuir com a FUNEAS e o Hospital Regional do Litoral, proporcionando este evento. Estamos certos que todos os envolvidos saíram ganhando, especialmente os doentes que poderão ter melhores condições de recuperação”, finaliza.