HRL - Operação Verão 2020/2021 23/11/2020 - 10:40

Colaboradores do Hospital Regional do Litoral são capacitados para atendimentos a vítimas de afogamentos durante o verão.

Por: Rafael Hasse

Hospital Regional do Litoral Paranágua - Treinamento Corpo de Bombeiros

Aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro, no Hospital Regional do Litoral, Unidade FUNEAS, um treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Paranaguá às equipes assistenciais que atuarão na linha de frente para a operação Verão 2020/2021 sobre afogamentos e acidentes com animais marinhos.

O HRL-Funeas é referência no litoral do Paraná para os casos de afogamentos, concentrando os atendimentos encaminhados via Corpo de Bombeiros para os acidentes em toda a costa, que vai da Ilha do Mel até Guaratuba, passando por Morretes, Antonina e Paranaguá.

Os assuntos abordados no treinamento foram sobre o atendimento ao afogado em seus diferentes graus (1 até 6), orientações sobre o trabalho dos guardas vidas nas praias, atendimento na prática ao afogado, acidentes com animais marinhos (água viva e caravela), e para acidentes com ofídicos (serpentes dos 3 gêneros: jararacas, cascavéis e corais).

De acordo com o Subtenente Claudio Renato da Cruz, do Corpo de Bombeiros do Paraná, foram apresentadas na palestra a importância do trabalho da corporação e seu desenvolvimento durante as situações de risco, e a metodologia empregada para manter a sobrevida do acidentado até entregar aos profissionais de saúde.

“Os colaboradores do hospital puderam ter a noção da história do paciente, desde a sua situação de risco, passando pelo atendimento pré-hospitalar até sua entrada no hospital”, disse o Subtenente.

Na palestra, o oficial também falou sobre a demanda de acidentes com animais marinhos (águas vivas e caravelas), sobre os números dos atendimentos realizados e a importância do trabalho de conscientização junto à população, “Os números só não são maiores porque fazemos um trabalho preventivo em toda a costa”, afirmou.

Atendimentos HRL a afogamentos

O presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, disse que a parceria do Corpo de Bombeiros do Paraná com a Secretaria de Saúde – Sesa e Funeas, durante a Operação Verão, é fundamental neste processo, que envolve inúmeras forças-tarefa do Governo, que visam  garantir a segurança, tanto dos moradores do litoral como àqueles que visitam estes municípios, inclusive aos estrangeiros em férias.

“O HRL é um hospital de referência, e nesta época do ano a Secretaria de Saúde intensifica suas ações e recursos para garantir o máximo de segurança a todos aqueles que procuram o nosso litoral”, finaliza.