Governador acompanha mutirão paranaense de cirurgias de catarata em Foz 09/08/2016 - 09:00

O Governador Beto Richa e a Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, acompanharam no domingo (07) a 4ª etapa do Mutirão de Cirurgias de Catarata na região de Foz do Iguaçu. A ação é totalmente financiada com recursos do Governo do Estado e foi realizada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Em dois meses, foram feitas 635 cirurgias na região, e a expectativa é que mais de 2 mil pessoas passem pelo procedimento até o final do ano.

Em todo o Paraná, foram mais de 20 mil cirurgias de catarata desde o lançamento do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas, no ano passado.

O Governador visitou as pessoas que aguardavam no pré-operatório e conversou com os pacientes que já tinham passado pelo procedimento. “Ao cumprimentar as pessoas e conversar com a equipe médica e com voluntários, percebemos que estão todos motivados e unidos ao fazer o bem à nossa população”, declarou.

De acordo com o Secretário Estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, o Paraná é o único Estado do país a aplicar recursos próprios nesta área. "São quase R$ 50 milhões que vão reduzir a fila em diversas especialidades. Somente neste mutirão de catarata em Foz, são pelo menos R$ 2 milhões", disse o secretário.

Alguns pacientes que estavam na fila já fizeram a cirurgia de catarata em um olho e agora voltaram para realizar o mesmo procedimento no outro. "Geralmente a catarata atinge os dois olhos. Isso acontece por diversos fatores, mas o mais comum é a idade avançada. Grande parte dos nossos pacientes são idosos", explicou o médico oftalmologista responsável pelo mutirão em Foz, Roberto Cacciari Neto.

De acordo com o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, a proposta é acabar com a fila para cirurgias de catarata na região. "Havia uma demanda reprimida de quase cinco anos. Com o mutirão, queremos zerar essa fila e transformar a vida de milhares de pessoas", ressaltou.

A Secretária de Saúde de Foz do Iguaçu, Alice Macedo da Silva, afirmou que o apoio do Governo do Estado é fundamental para que o município e a região atendam à demanda pela cirurgia de catarata. “Essa iniciativa é de suma importância para zerar a fila. Estamos conversando com a Secretaria da Saúde para lançar as cirurgias em outras áreas que têm grandes filas também, como ortopedia e neurocirurgia”, explicou.

PROCESSO – Todo o processo é feito no mesmo dia e não necessita de internação. O paciente é levado pelo serviço de transporte sanitário de seu Município, faz todos os exames pré-operatórios no hospital e é encaminhado imediatamente para cirurgia, se for a indicação médica. Após o procedimento, ele recebe orientações médicas e ganha ainda um óculos de proteção e um colírio para o período de recuperação.

A catarata é uma doença grave, que compromete a visão e pode até levar a cegueira. Na cirurgia é substituída a lente natural do olho por uma artificial.