Funeas realiza o primeiro encontro orientativo sobre a nova Lei de Licitações para colaboradores da sede e unidades 05/09/2024 - 11:57

Para tratar de assuntos pertinentes aos procedimentos relacionados a contratações públicas, com ênfase na fase preparatória das licitações, a Funeas realizou nesta quarta-feira (4), no auditório da Uninter, em Curitiba, o 1º Encontro orientativo sobre a nova Lei de Licitações, nº14.133/2021.

Organizado pela Gerência Sênior de Planejamento e Abastecimento, o evento reuniu colaboradores da Sede da Funeas, Escola de Saúde Pública do Paraná (Curitiba), CPPI e Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (Piraquara), Hospital Adauto Botelho (Pinhais), Hospital Infantil Waldemar Monastier, (Campo Largo) e Hospital Regional do Litoral (Paranaguá).

No total, participaram da capacitação 120 colaboradores que atuam diretamente ou contribuem no planejamento e instrução de processos de aquisição, na Sede da Funas e nas unidades da região de Curitiba.

De acordo com Milton Proença Junior, um dos organizadores do evento, foram apresentados processos de trabalho que serão adotados na Funeas e suas unidades para aquisições de itens padronizados e não padronizados, bem como a modelagem de novos documentos padrão, que passam a ser utilizados nas contratações.

“Consideramos que alcançamos o nosso objetivo com este encontro. É um ponto de partida. Os participantes aprenderam sobre instruções legais e o correto preenchimento dos formulários padrão, com excelente participação, como a esperada para essa equipe extremamente comprometida que dispomos”, ressalta.

Outros temas abordados foram a formação de mapas de preço, com a Dra. Débora Tazinasso de Oliveira (Sesa) e a elaboração de Termos de Referência, com Karoline Villarreal Pedrozo (Funeas). Aspectos jurídicos e suas influências sobre os processos relacionados às contratações e aquisições foram abordados pelo Dr. Eduardo Gomes, assessor jurídico da Funeas.

Vagner José Cordeiro, que atua no Hospital Adauto Botelho (Pinhais), participou do treinamento e conseguiu esclarecer diversas dúvidas, principalmente sobre o alinhamento de fluxos de trabalho entre contratos, jurídico e unidades.

“A experiência não foi apenas informativa, mas também incrivelmente inspiradora. Tenho certeza de que o conhecimento adquirido será inestimável no crescimento de todas as unidades envolvidas nos processos diários da Fundação. Agradeço muito por esta oportunidade”, finaliza.

Cronograma de treinamentos - No mês de setembro, a GSPA iniciará visitas técnicas junto às unidades para promover capacitação similar para as equipes das áreas responsáveis. Nos dias 12 e 13 de setembro está prevista para o Hospital Regional de Ivaiporã. Nos dias 25 e 26 deste mês a capacitação acontece no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão.