Funeas promove capacitação a colaboradores administrativos das unidades 06/02/2021 - 16:00

Capacitação Funeasx
                                                                                                                   Airam da Rocha - Escola de Saúde Pública do Paraná
Por: Rafael Hasse

A Funeas — Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, está desenvolvendo um programa de capacitação aos colaboradores de suas unidades que atuam diretamente no suporte às atividades médicas, assistenciais, laboratoriais e educacionais.

A iniciativa faz parte dos esforços conjuntos da Direção Administrativa e setor de Recursos Humanos da Funeas, que realizaram uma pesquisa junto às unidades e o LNT (Levantamento de Necessidades de Treinamento), resultando nas informações necessárias para que uma equipe de diversos setores da Funeas elaborasse uma grade de cursos que atendesse a demanda.

O programa foi desenvolvido para ser praticado no primeiro semestre de 2021, e as áreas beneficiadas, no primeiro momento, serão as de licitações e contratos, recursos humanos, patrimônio, estoque, compras e suprimentos.

Nas unidades, os setores de recursos humanos serão responsáveis pela implantação e acompanhamento prático do projeto.

O diretor presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, explicou que alguns cursos serão de cumprimento compulsório, dependendo da função do colaborador. Outros, serão complementares e caberá ao setor de Recursos Humanos da unidade incentivar a participação do trabalhador.

“Este programa de capacitação busca desenvolver e oportunizar às equipes técnicas administrativas das unidades melhorias na produtividade e qualidade nos resultados, além de ajudar a estabelecer metas, incentivar o trabalho em equipe, estimular o surgimento de lideranças e transformar o clima organizacional”.

O presidente reforçou que estes cursos, além de valorizar o trabalhador, contribuem para alcançar as metas propostas pela Secretaria de Saúde do Paraná e do secretário, Dr. Beto Preto, de elevar a qualidade do serviço prestado à população.

Na Escola de Saúde Pública do Paraná — Unidade Funeas, que promove a educação continuada dos profissionais de saúde, diversos colaboradores administrativos já realizaram cursos da grade ofertada, como é o caso da servidora Airam Oliveira da Rocha, que já realizou dois cursos, o último sobre “Introdução ao tema de liderança”.

“Vejo estes cursos como uma oportunidade de podermos nos atualizar e aprimorar os conhecimentos, trazer maior agilidade nos processos de trabalho, facilitar a integração com as equipes. Além de que a maioria dos cursos ofertados poderá ser utilizado para fins de progressão e promoção na carreira dos servidores”, disse Airam.

Todos os cursos da grade são realizados através de plataformas EAD (Ensino à distância), ofertados por instituições reconhecidas pelo MEC — Ministério da Educação, como o FGV Online, Programa de Educação a distância da Fundação Getúlio Vargas, que possibilitam ao colaborador a certificação, flexibilidade de horários e comodidade para conclusão do ensino.