FUNEAS retoma a produção de Meios de Transporte Viral através do CPPI 01/02/2022 - 14:50

Produção de Meios de Transporte Viral pelo CPPI-FUNEAS vai abastecer os 399 municípios do Estado

CPPI FUNEAS retoma a produção de Meios de Transporte Viral para a Secretaria da Saúde

O CPPI – Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos, unidade FUNEAS que atua em importantes pesquisas de interesse nacional, retomou nesta semana a produção de kits MTV (Meios de Transporte Viral), para a realização de testes de RT-PCR, para diagnósticos da Covid-19, e atender uma demanda emergencial, a pedido da Secretaria da Saúde do Paraná.

A solicitação se deve ao aumento exponencial do número de casos de Covid-19, especialmente da variante Ômicron registrados no estado neste último mês.

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado ressaltou que estão sendo realizadas obras de ampliação do laboratório da unidade desde setembro de 2021, que estão quase concluídas, para a operação das pesquisas com mais qualidade, sobretudo com as parcerias firmadas com o CPPI.

“Esta solicitação de produção dos kits foi determinada pelo Secretário da Saúde Beto Preto, que tomou a decisão para evitar o desabastecimento de testes Covid-19 no Estado do Paraná”, afirmou Marcello Machado.

O presidente ainda disse que a meta inicial para esta demanda é produzir mais de 100.000 tubos de MTV, que serão entregues para o LACEN-PR, e serão distribuídos para todas as regionais de saúde, que atendem os 399 municípios do estado.

“O Ministério da Saúde que distribui os MTV para compor o kit RT-PCR está com dificuldades de atender os quantitativos necessários devido o aumento de testagem. Todos os estados estão recebendo quantitativos menores dos kits, inclusive o Paraná”, afirmou Rubens Gusso, diretor geral do CPPI.

Em 2020 e 2021 o CPPI- FUNEAS também produziu emergencialmente 400.000 tubos de MTV para atender a demanda epidemiológica em momentos de desabastecimento no Estado.

INVESTIMENTOS NO CPPI – No primeiro protocolo estão sendo realizadas obras no almoxarifado técnico, abrigo de veículos oficiais, guarita e depósito de resíduos sólidos de Saúde, com o valor de R$ 505.600,00.

Em outro protocolo, estão sendo feitos reparos em 15 edificações na unidade, em pintura, novos pisos, telhados, novas portas, auditório, serpentário, aracnídeo, controle físico, químico, controle biológico, refeitório, Laboratório de experimentação animal, corredor técnico, pavilhão da garantia de qualidade, entre outras edificações, no valor total de R$ 1.069.373,35.