FUNEAS inaugura Museu que resgata a história da saúde pública paranaense 17/03/2022 - 14:10
Na tarde desta quarta-feira (16) a FUNEAS inaugurou o MUSAR, o Museu Sanitário São Roque, nas dependências do Hospital de Dermatologia Sanitária São Roque - FUNEAS, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, sendo o primeiro museu no Paraná que retrata a trajetória do tratamento da Hanseníase.
O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, participou do evento destacando, em sua fala, que a FUNEAS se empenhou para providenciar os recursos necessários para viabilizar a implantação do MUSAR.
“Mobilizamos equipes e trabalhamos em conjunto com a direção do Hospital de Dermatologia para que este museu se tornasse realidade. Tivemos também a ampla acolhida do nosso Conselho Curador neste projeto, sendo aprovado por unanimidade dos conselheiros,” disse Marcello Machado.
Em seu discurso, Machado ressaltou que o evento oficializou o MUSAR como órgão da estrutura organizacional da FUNEAS, garantindo a continuidade das suas atividades. A prefeitura de Piraquara também foi valorizada.
“Agradecemos ao prefeito Josimar Fróes pelo apoio da Prefeitura de Piraquara, e assim podemos contar com esse local onde a história da hanseníase no Paraná está contada através de documentos, fotos e objetos”, enfatizou.
O presidente também agradeceu o empenho de todos os envolvidos no projeto, que resultou num grande legado para a saúde paranaense e brasileira nesta gestão do Secretário da Saúde Beto Preto, e do Governador do Estado Carlos Massa Ratinho Junior.
O Dr. César Neves, chefe de gabinete da Sesa, representou o Secretário da Saúde Beto Preto, e relembrou o empenho do secretário desde o início do projeto, ajudando na idealização e na liberação de recursos para as obras de reforma e de todo o apoio necessário.
“Somos gratos ao Secretário Beto Preto por acreditar neste projeto, que esteve aqui no Hospital de Dermatologia e conheceu o local que seria destinado para a criação do museu. Acreditou neste sonho e fez de tudo para que fosse concretizado. Foi um grande investimento no resgate da história da saúde pública”, disse.
Dr. César Neves também enalteceu a parceria com a prefeitura de Piraquara, que colaborou enviando as equipes para a organização do MUSAR, catalogando documentos históricos, elaborando os espaços internos e realizando o design gráfico do projeto.
O MUSAR - O MUSAR é o primeiro museu do Paraná que retrata a memória da hanseníase e de hospital colônia – leprosário, expondo fotos, documentos, equipamentos e objetos históricos que fizeram parte de todo este complexo.
O espaço ainda tem por finalidade oferecer à comunidade e população acadêmica o acesso à cultura, ao patrimônio e à pesquisa, e ficará aberto à visitação pública conforme os horários estabelecidos pela direção da unidade.
PRESENÇAS – Participaram do evento o Prefeito de Piraquara: Josimar Knupp Fróes,, o diretor da Paraná Edificações: Professor Marquinhos, a Secretária de Cultura de Piraquara: Ana Mazzon; A diretora do Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque: Maristela Zanella, além de Secretários municipais de Piraquara, Vereadores de Piraquara, secretários municipais de Pinhais e Rio Branco do Sul, representantes do Governo do Paraná, diretoria e colaboradores da FUNEAS e do HDS; e demais convidados.