FUNEAS adquire equipamentos novos de Emissões Otoacústicas para atendimentos em recém-nascidos 03/12/2021 - 16:20

O Valor total do investimento da FUNEAS é de R$ 81.500,00 e trará mais qualidade no atendimento das unidades hospitalares.

Marcello Machado Funas

A FUNEAS adquiriu, através de processo licitatório, cinco equipamentos novos de emissões otoacústicas, com certificado de calibração e impressora de resultados, para a realização de “teste da orelhinha”, em bebês recém nascidos em suas unidades hospitalares com UTI Neonatal.

O equipamento é dotado de tela sensível ao toque, e alta capacidade de armazenamento de exames. No total, foi investido pela FUNEAS R$ 81.500,00, sendo que o valor unitário de cada um é de R$ 16.300,00.

O diretor técnico da FUNEAS, Dr. Helio Avelar Teixeira, explicou que quando um bebê nasce, há uma série de exames e procedimentos que devem ser feitos nas primeiras horas, ou dias, de vida.

“Muitos desses testes são obrigatórios, e a realização deles é fundamental para avaliar a saúde geral do bebê e detectar possíveis problemas congênitos, que devem ser tratados o quanto antes, para que se alcancem resultados mais consistentes”, afirmou.

Um dos principais testes realizados em recém nascidos, é o Teste da Orelhinha, que basicamente detecta problemas auditivos.

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, conferiu de perto a qualidade dos equipamentos, juntamente com o certificado de calibração, e destacou que as unidades estão recebendo equipamentos atualizados e de ótima qualidade, que beneficiarão inúmeras crianças do estado.

“Estamos trabalhando para isso, para tornar as unidades gerenciadas pela FUNEAS cada vez mais bem equipadas, possibilitando um atendimento eficiente e de qualidade, seguindo as diretrizes impostas pelo Secretário Beto Preto. Todas as metas do contrato de gestão com a Secretaria da Saúde estão sendo cumpridas, garantindo assim a continuidade e a qualidade envolvida no processo e isso está refletindo positivamente junto à Sesa e, principalmente, com a sociedade”, afirmou o presidente.

Distribuição - Nesta semana, o Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, em Paranaguá, já recebeu uma unidade do equipamento, e no decorrer deste mês, outras unidades também serão beneficiadas com os equipamentos novos que se somarão aos já existentes nas unidades.

O Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, que abrange aproximadamente 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, receberá uma unidade.

O Hospital Infantil Waldemar Monastier – FUNEAS, em Campo Largo, que atende crianças de todo o estado, vai receber um equipamento, e para o Hospital Regional do Norte Pioneiro – FUNEAS, em Santo Antônio da Platina, serão destinados dois equipamentos, beneficiando 22 municípios que compõem a 19º Regional de Saúde, além de toda macro regional norte, via complexo regulador do estado.