Dengue: Hospital Regional de Telêmaco Borba implanta ambulatório especializado para atendimento da população 04/04/2024 - 10:43

O Hospital Regional de Telêmaco Borba – FUNEAS passa a atender, a partir desta quinta-feira (4), pacientes com sintomas de dengue através de um ambulatório especialmente preparado em parceria com o município de Telêmaco Borba, sob demanda da 21ª Regional de Saúde do Estado, para ampliação dos pontos de atendimento na cidade.

A diretora geral da unidade, Maria Raquel Leigue Ferrer, explica que a estimativa de atendimento do novo ambulatório é de 80 a 100 pessoas por dia.

“Os pacientes serão atendidos, e se diagnosticados com a doença, receberão o tratamento adequado. Em casos mais críticos, que necessitarem de internação, serão encaminhados para a regulação estadual de leitos, que indicará a unidade hospitalar com vaga disponível”, disse.

O diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, destacou que este é um momento importante e delicado, de somar esforços para enfrentar a doença, que tem se alastrado no Estado nos últimos meses.

“Estamos abrindo as portas do Hospital Regional de Telêmaco Borba, com toda a nossa estrutura, para oferecer à população o suporte necessário àqueles que tiverem os sintomas da doença, para um tratamento adequado e humanizado, fortalecendo as ações do SUS como instrumento de cidadania e garantia de direitos da população”, disse.

O Presidente reforçou ainda, que a iniciativa faz parte dos esforços da FUNEAS para contribuir com as políticas do Estado do Paraná de enfrentamento da dengue na região.

“A abertura deste ambulatório foi devidamente aprovada pelo Secretário da Saúde do Paraná Beto Preto, com apoio do Governador do Estado, Ratinho Junior, que estão empenhados no combate a esta doença e sempre buscando alternativas para facilitar o acesso da população ao atendimento”, finaliza.

Estrutura hospitalar – A unidade hospitalar atende pacientes da 21ª Regional de Saúde do Estado e conta com 30 leitos ativos, sendo 20 leitos de enfermaria clínica e 10 de UTI Neonatal.

Ampliação do atendimento – Para os próximos meses, a FUNEAS está preparando um projeto para ativação do Centro Cirúrgico, que possibilitará cirurgias eletivas na área ginecológica, com realização de procedimentos em histerectomias, ooforectomias, laqueaduras, anexectomia, entre outros.

O objetivo é tornar a unidade com perfil completo na linha materno infantil, realizando o acompanhamento que vai desde a gestação até o cuidado com o recém-nascido.