CPPI recebe importante apoio para produção de tubos de MTV – Meios de Transporte Viral 02/09/2020 - 16:50

Os tubos são utilizados pelo Lacen para transporte de amostras dos exames da Covid-19.

CPPI tubos

O CPPI - Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos – unidade Funeas, contribui com os esforços do Governo do Paraná no combate à Covid-19, produzindo tubos para Meios de transporte Viral – MTV, para os testes de RT-PCR.

Nesta semana, a unidade recebeu a importante contribuição da empresa Medplast – Indústria de produtos hospitalares, situada em Piraquara-PR, para a esterilização de 25 mil frascos, por oxietileno, sem custos à instituição.

A esterilização é parte do processo de preparação do tubo para receber o composto do MTV, tornando-o livre de contaminantes.

O Diretor do CPPI, Rubens Gusso, disse que o método de esterilização no CPPI é feita de forma manual, com o uso do álcool, e com esta parceria o processo ficou mais rápido, “a esterilização com óxido de etileno traz várias vantagens, dentre as quais destacamos maior segurança aos operadores, padronização e agilidade do processo, que é realizado em poucas horas, além da emissão de laudos do controle de qualidade”, afirmou Gusso.

Para o diretor presidente da Medplast, Robson Osório, a solidariedade fala mais alto neste momento difícil vivido pela sociedade, “nos sentimos na obrigação de colaborar com esta ação desenvolvida pelo CPPI-Funeas, esterilizando os tubos para transporte viral. Isto nos traz grande satisfação”.

De acordo com Marcello Machado, diretor presidente da Funeas, o apoio dos empresários nesta pandemia demonstra que quando a sociedade civil e o Estado se juntam para um objetivo os resultados aparecem rapidamente.

“Este processo de esterilização foi agilizado, com isso, mais materiais para o combate ao Coronavírus chegarão mais rápido até as unidades de coleta. A Funeas agradece esta contribuição importante”, finaliza Marcello Machado.

Destino da Produção – Todos os tubos produzidos pelo CPPI são destinados ao Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná), que distribui o Kit-diagnóstico completo com Swabs para as Regionais de Saúde e municípios do Paraná.