Assinatura do Contrato de Gestão com a Fundação Estadual de Atenção à Saúde 24/08/2016 - 10:11

O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (23), em Curitiba, o contrato de gestão que formaliza a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas-Paraná). O documento estabelece o vínculo jurídico entre as duas instituições públicas e possibilita que ambas trabalhem juntas para fortalecer a rede própria de hospitais e unidades.

Somente neste ano, o Governo do Estado vai destinar R$ 24 milhões à Funeas-Paraná, que por sua vez terá a missão de ampliar a oferta de serviços nas seguintes unidades: Centro Hospitalar de Reabilitação (Curitiba), Hospital Regional do Litoral (Paranaguá), Hospital Estadual de Guaraqueçaba, Hospital Regional de Telêmaco Borba, Escola de Saúde Pública do Paraná (Curitiba) e Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (Piraquara).

A medida vai possibilitar a contratação de novos profissionais, além de melhorar a estrutura física e parque tecnológico dos hospitais e unidades próprias. O objetivo é aumentar a eficiência dos serviços públicos de saúde, implantando um novo modelo de gestão dentro da rede. A contratação de recursos humanos será feita mediante concurso público a ser realizado ainda este ano.

Até 2018, o contrato prevê ações na área de atenção hospitalar; atenção ambulatorial; desenvolvimento de pesquisas e tecnologias em produção de imunobiológicos, medicamentos e insumos; bem como na área de educação permanente. O repasse será feito a partir do cumprimento de metas avaliadas por representantes da Secretaria Estadual da Saúde e do Conselho Estadual de Saúde.

No Centro Hospitalar de Reabilitação, em Curitiba, o objetivo reforçar o quadro de funcionários e abrir novos serviços. Com o apoio da Funeas-Paraná, será possível ampliar em 20% o número de leitos disponíveis no hospital.

Também através da parceria, o Estado conseguirá colocar em funcionamento o Hospital Regional de Telêmaco Borba e qualificar o atendimento nos hospitais Regional do Litoral e Estadual de Guaraqueçaba. No CPPI, a mudança permitirá que a unidade estabeleça contratos com o Instituto Butantan para a produção compartilhada de soro antiloxoscélico. Já a Escola de Saúde Pública vai implantar a plataforma de educação à distância para capacitação dos profissionais do SUS, além de implementar os processos de tutoria para a formação profissional de agentes comunitários de saúde.

Para 2017, a previsão é que o Estado destine cerca de R$ 80 milhões para a manutenção da parceria com a Funeas-Paraná. Em 2018, o orçamento será de 102 milhões.