Ações marcam início da campanha do Agosto Dourado 2024 no Hospital Regional do Litoral 09/08/2024 - 14:48

Com o tema nacional “Amamentação, apoie em todas as situações”, o Hospital Regional do Litoral em Paranaguá iniciou no dia 1º de agosto as ações em apoio ao aleitamento materno, com treinamentos de equipes e conscientização voltada às puérperas. A unidade recebeu decoração especial na cor dourada, símbolo da campanha.

O Hospital Regional do Litoral é uma unidade própria do Governo do Estado, administrado pela (Funeas) Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná e é uma das referências ambulatoriais e hospitalares do programa de Linha de Cuidado Materno Infantil do Paraná, conduzido pela Secretaria da Saúde do Paraná.

A fonoaudióloga, Ariane Schadeck Sampaio, uma das integrantes do GPAM - Grupo de Promoção ao Aleitamento Materno, que atua no HRL há 13 anos, disse que neste ano, entre os principais objetivos da campanha, estão informar à população sobre as desigualdades existentes no apoio à amamentação e sobre seus indicadores e promover ações para reduzir estas desigualdades, com foco em grupos vulneráveis.

“Queremos envolver também líderes como pessoas e organizações para colaborar e apoiar a amamentação. O nosso grupo tem como meta atual cumprir sete dos dez passos propostos pelo Ministério da Saúde, para o sucesso do aleitamento materno”, explica.

A fonoaudióloga relata que o GPAM está trabalhando em parceria com os sete municípios do litoral, atendidos pela unidade, levando capacitação para os profissionais que atuam com as puérperas, incentivando a prática do aleitamento materno nos municípios, além de Paranaguá.

Além dos objetivos relacionados às metas, o GPAM priorizou ainda o grupo das puérperas internadas na maternidade do HRL, conscientizando sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, com orientações sobre as boas práticas de saúde.

O GPAM é formado por profissionais atuantes no HRL, nas áreas de serviço social, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, além do comitê de humanização e a coordenação do bloco materno infantil.

Durante todo o mês de agosto o Hospital Regional do Litoral terá atividades voltadas ao tema, que contam com oficina de manejo ao aleitamento materno e distribuição de cartilhas de instruções, em alojamentos conjuntos, UTI neonatal, pediatria, centro obstétrico e centro cirúrgico. Durante as sessões são distribuídos presentes aos participantes.

Estrutura - A unidade hospitalar opera atualmente com 107 leitos ativos, sendo distribuídos em 76 leitos de enfermaria, 20 de UTI adulto, 07 de UTI Neonatal, 02 de isolamento e 02 leitos psiquiátricos. É referência para sete municípios do Litoral do Estado, atendendo a população da 1ª Regional de Saúde.

Confira os dez passos para o sucesso no aleitamento materno, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde clique aqui.