Saúde destaca o papel dos enfermeiros no Paraná 15/05/2017 - 08:50

Nesta sexta-feira (12) comemora-se o Dia Nacional da Enfermagem. Em homenagem, a Secretaria de Estado da Saúde destaca o papel importantíssimo deste profissional para ajudar a manter a saúde no Paraná no mais alto nível. Ao total 763 enfermeiros e 1870 técnicos e auxiliares de enfermagem formam o Quadro Próprio dos Servidores da Saúde sendo que 98 novos enfermeiros e 105 novos técnicos de enfermagem que realizaram o último concurso público (2016) já foram nomeados para atuar nas mais diversas áreas da Secretaria.Saúde destaca o papel dos enfermeiros no Paraná “O papel da enfermagem é de fundamental importância para a saúde pública. Muitos de nossos servidores, em atividade e aposentados, são referência para a área em todo o país.

Nosso carinho e orgulho por esses profissionais que tanto fazem pela saúde é inimaginável”, exaltou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Em hospitais e unidades de saúde, por exemplo, profissionais da enfermagem podem atuar em ambulatórios e enfermarias, tendo contato direto com todos os tipos de pacientes ou irem para áreas específicas, como cuidado com idosos, crianças e gestantes. Muitos, ainda, acabam seguindo o caminho da gestão, cuidando e administrando centros e unidades de saúde, ou pela educação, atuando na formação e atualização do profissional de enfermagem, posições estratégicas previstas no Plano Estadual de Saúde.

GESTAÇÃO – Aos 57 anos, se tem uma coisa que Maria Helena Ricken, servidora pública estadual e enfermeira obstetra do Hospital Universitário Regional Wallace Thadeu de Meello de Ponta Grossa, pode afirmar é que já ajudou muitas mães a dar a luz a muitas crianças. Maria atua como enfermeira no setor de pré-natal e gestação de risco, orientando as futuras mamães sobre a melhor forma de conduzirem suas vidas neste período. “Sempre achei o momento do parto algo lindo, por isso fui para esta área. O parto representa a vida e a vida tem que vir com qualidade”, contou Maria Helena. Em média, ela realiza cerca de 30 atendimentos a gestantes por dia e recebe 380 casos de gestação de alto risco por mês.

“A criança tem o direito a um nascimento e uma vida felizes. É muito gratificante sensibilizar as gestantes para que o momento do nascimento ocorra da melhor forma. Não há palavras para descrever como é linda a concepção de uma vida”, declarou.Saúde destaca o papel dos enfermeiros no Paraná EDUCAÇÃO – Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos desses profissionais é tarefa de suma importância e que merece especial atenção. Izabel Christina Mello é uma das profissionais que há anos se dedica a isso. Enfermeira na Escola de Saúde Pública do Paraná, ela atua em cursos de formação e capacitação de profissionais da enfermagem, nos cursos de saúde da mulher e planejamento familiar. “Existe uma necessidade dos profissionais por aperfeiçoamentos e capacitações. Não existe, na enfermagem, uma única pessoa que não necessita.

Além do paciente, o profissional também merece atenção”, afirmou Izabel. GESTÃO – Elizabeth Mitiko de Losada, chefe da Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde, é um exemplo disso. Enfermeira desde 1984 no Estado, Mitiko é responsável pela organização e gestão do setor e dos profissionais que nele atuam. “É trabalhoso. Tenho contato com várias pessoas, desde o proprietário do estabelecimento até o prefeito da cidade”, ressalta. Ela também enfatiza a importância da organização da enfermagem no bom funcionamento da saúde. “O enfermeiro é um profissional que sustenta a saúde. Quando a enfermagem é organizada, tudo é organizado", diz.