Profissionais da Funeas começam a ser imunizados contra a Covid-19 22/01/2021 - 08:46

Por: Rafael Hasse

Profissionais do Hospital Regional do Litoral – FUNEAS, em Paranaguá, receberam, na tarde desta terça-feira (19), a primeira dose da vacina imunizante contra a Covid-19, enviada pela Secretaria de Saúde do Paraná – Sesa.

A sessão de vacinação contou com a presença do diretor da Primeira Regional de Saúde do Estado, área de abrangência do HRL, José Carlos de Abreu, que conferiu de perto os primeiros passos desta nova etapa da batalha contra a pandemia.

O diretor presidente da Funeas, Dr. Marcello Machado, disse que esta conquista se deve ao esforço presencial do Governador Ratinho Júnior e do Secretário de Estado da Saúde Dr. Beto Preto, junto aos órgãos federais e Instituto Butantã.

“A Secretaria de Saúde do Paraná organizou uma estrutura especial para que as doses recebidas fossem distribuídas aos municípios no menor tempo possível. As demais unidades hospitalares da Funeas já estão se programando para o processo de imunização, e com isso poderemos oferecer um ambiente mais seguro aos profissionais e à população”, disse Marcello Machado.

O diretor geral do HRL, Giovani Souza, explica que nesta fase inicial as equipes que recebem a primeira dose da vacina são aquelas que estão mais expostas à circulação do vírus, como as da UTI – Covid, Pronto Socorro, Ortopedia, Central de Materiais e Centro obstétrico.

“Em outra fase serão imunizadas as demais enfermarias, equipes administrativas e de gestão, de forma que toda a unidade seja atendida no menor tempo possível”, complementou.

Programa de imunização – De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná – Sesa, O Paraná recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses da Coronavac, Metade deste lote foi distribuído para a primeira aplicação nos profissionais da saúde, indígenas, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência severa.

Unidades Funeas – Outras unidades hospitalares da Funeas também já estão imunizando os colaboradores, como é o caso do Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, que já está realizando a aplicação.

O Hospital Regional do Sudoeste iniciou hoje a vacinação de 139 colaboradores da Ala Covid, e no Hospital Regional de Guaraqueçaba alguns servidores também estão sendo atendidos.

Fonte: Ascom - Serviço de Comunicação Funeas