Marcello Machado assume a presidência da FUNEAS Paraná 14/01/2019 - 11:40

Dr. Marcello Machado

Apucaranense passa a comandar fundação de saúde ligada à Secretaria de Estado da Saúde (SESA).
O ex-secretário municipal da Fazenda de Apucarana, Marcello Augusto Machado, acaba de ser nomeado pelo governador Ratinho Junior, para ocupar a presidência da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS). O decreto de nomeação nº 25 foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 3 de janeiro. Marcello Machado assumiu a presidência e já está trabalhando na entidade que funciona no bairro Juvevê, em Curitiba, e mantém 3.500 servidores em hospitais e na sua administração. Para 2019, a FUNEAS tem um orçamento de R$ 190 milhões.
Segundo Marcello Machado as ações e serviços de saúde da FUNEAS devem ser desenvolvidas de maneira sistêmica e integram uma rede regionalizada e hierarquizada em nível de complexidade crescente do Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná. “Todas as ações, de acordo com as diretrizes do órgão, são observadas e acompanhadas pelo Conselho Estadual de Saúde. Estão inclusas as áreas ambulatorial e hospitalar; de desenvolvimento, pesquisa e tecnologia em produção de imunobiológicos, medicamentos e insumos; e de educação permanente no âmbito do Sistema Único de Saúde”, revela o novo presidente da fundação.
Machado faz questão de ressaltar que sua nomeação para o cargo teve a indicação do futuro secretário de estado da saúde, Dr. Carlos Alberto Gebrim Preto, o Dr. Beto Preto. “Também se faz necessário destacar que o governador Ratinho Junior tem exigido austeridade e muita firmeza de todos os membros de sua equipe de trabalho”, acrescenta Marcello machado.
Trajetória profissional
Marcello Augusto Machado tem graduação em Administração de Empresas, Comércio Exterior e especialização em gestão, além de bacharelado em Direito (concluído recentemente).
O novo presidente da FUNEAS PR atua na gestão de serviços públicos desde 1998, quando trabalhou ao lado do Dr. Beto Preto, na diretoria financeira e administrativa da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana.
Em 2001, Marcello Machado assumiu a diretoria financeira e administrativa da Autarquia Municipal de Saúde de Londrina. Ele também atuou como consultor de empresas privadas em Curitiba e em outros municípios do Rio Grande do Sul.
O último cargo exercido foi o de secretário municipal da Fazenda de Apucarana, no período de 2013 a 2018.