Hospital Zona Sul de Londrina recebe a doação de um novo carrinho de anestesia para cirurgias de pacientes com fissura labiopalatina 11/10/2024 - 08:13

O Hospital Zona Sul de Londrina, unidade do Governo do Estado, administrada pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), recebeu nesta quinta-feira (10) uma importante doação de um carrinho de anestesia, que vai auxiliar em cirurgias de pacientes com fissura labiopalatina atendidos na unidade.

A doação ocorreu por meio de uma parceria do HZS com o Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região (Cefil), que intermediou a ação realizada pela Smile Train Brasil, uma organização internacional que patrocina centros de tratamento de fissura labiopalatina.

De acordo com a fisioterapeuta Aline Maria Tonin Leoni, do HZS, as cirurgias são realizadas na unidade em pacientes de todas as idades, predominantemente em crianças e adolescentes, vindas de Londrina e municípios da 17ª Regional de Saúde e de toda a Macro Norte do Estado, composta por 97 municípios.

“São cirurgias delicadas e por isso requerem equipamentos com tecnologia avançada. Ao longo da vida a maioria dos pacientes realizam mais de um procedimento de correção. Com a chegada deste novo carrinho nós poderemos ampliar os atendimentos ofertados na unidade e evitar possíveis cancelamentos devido a manutenções de equipamentos”, explica Aline.

O Diretor-Presidente da Funeas, Geraldo Biesek, destacou a importância da doação deste equipamento, que será somado aos já existentes na unidade, trazendo mais qualificação ao atendimento prestado.

“Agradecemos imensamente ao apoio da Cefil e à Smile Train Brasil, que somaram esforços para realizar esta importante doação ao Hospital Zona Sul em Londrina. Este novo equipamento será muito útil para manter o atendimento eficiente já prestado pela unidade a toda a população daquela região”, afirmou.

Mensalmente o HZS realiza entre 16 a 20 cirurgias reconstrutivas de fissura labiopalatina. A fissura ocorre quando certas partes e estruturas do corpo não se fundem durante o desenvolvimento fetal. As fissuras podem envolver o lábio e/ou o céu da boca, que é composto pelo palato duro e mole.

Estrutura - O HZS atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pacientes com dengue e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.
A estrutura do hospital é composta por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (incluindo 10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 leitos pediátricos.