Hospital Regional lança manual para orientar equipes assistenciais sobre condutas hemoterápicas 06/05/2021 - 10:25

O Hospital Regional do Sudoeste - FUNEAS, em Francisco Beltrão, está lançando um manual para orientação das equipes assistenciais sobre condutas Hemoterápicas, que irá facilitar o trabalho diário dos trabalhadores que utilizam o serviço.

O manual foi idealizado pela Drª Samyra Soligo Rovani, responsável técnica da Agência Transfusional do HRS, que observou a necessidade diante da demanda do serviço na unidade e para atender, principalmente, as frequentes dúvidas dos profissionais.

“Vi que faltava uma referência prática para ser consultada no nosso meio, voltada para a nossa realidade. Achei coerente ter uma referência nossa, tanto para os colegas médicos quanto para os acadêmicos”, disse a médica, que está trabalhando com as equipes assistenciais da unidade, para a implementação do manual.

O conteúdo principal do documento refere-se às orientações desde a solicitação do hemocomponente, coleta da amostra, indicações e contraindicações, tempo de transfusão, reações transfusionais, protocolo de reservas cirúrgicas e transfusão maciça.

O diretor técnico da FUNEAS, Dr. Geraldo Biesek, acredita que este manual será uma referência para as práticas voltadas à segurança do paciente, pois “influencia diretamente nas condutas dos profissionais que atendem no HRS, que é referência em trauma e obstetrícia de alto risco”, afirmou.

Para o diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, os esforços das unidades FUNEAS pela segurança do paciente refletem o compromisso destas instituições, e seus profissionais, com a saúde pública, dentro dos objetivos da Secretaria Estadual de Saúde.

“As iniciativas dos profissionais para criar mecanismos que auxiliem as equipes na busca pela qualidade assistencial, nas unidades da FUNEAS, são exemplares e nos mostram que o objetivo principal é sempre o paciente”, afirmou Marcello Machado.

O manual contou ainda com a contribuição de Alessandra Guimarães, Maria Luisa Kechichian Lucchini e Vicente Maranhão.