Hospital Regional do Litoral realiza a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2021 27/03/2021 - 15:40

SIPAT 2021 HRLitoral

O Hospital Regional do Litoral (FUNEAS) – em Paranaguá, realizou entre os dias 22 a 26 de março de 2021 a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a SIPAT 2021, coordenada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Esta é a primeira edição da SIPAT no HRL, que teve a abertura oficial na segunda-feira (22), na recepção do hospital. No mesmo dia, o tema da Covid-19 foi abordado em uma palestra com o Enfermeiro Eracles Georgios.

Na terça-feira (23), o responsável pelo Núcleo de Estudos do HRL, Giscar Lopes, ministrou palestra sobre saúde mental no trabalho. Os demais temas recorrentes da SIPAT, que envolvem tabagismo, alcoolismo e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis foram abordados na quarta e quinta-feira.

A semana foi concluída com a palestra motivacional realizada pela psicóloga Jadja Graziela Ruhoff, do HRL, que falou sobre a ansiedade em tempos do Coronavírus.

De acordo com a Presidente da CIPA do HRL, Clarissa Gualberto de Castro, neste ano a primeira edição da SIPAT precisou ser adaptada e o número de participantes por dia teve de ser reduzido, devido o espaço físico do auditório.

“Por ser a primeira edição da SIPAT aqui no HRL, tínhamos diversos planos, porém, devido a pandemia, tivemos que fazer adaptações, mas os colaboradores gostaram bastante. Esperamos que nos próximos anos este evento possa ser melhor e com mais abrangência”, disse Clarissa.

O diretor presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, reconheceu o empenho da CIPA do HRL diante das dificuldades apresentadas, se esforçando para oferecer aos trabalhadores esta semana de atividades voltadas à prevenção de acidentes do trabalho.

“A SIPAT é um momento muito importante para que o servidor possa refletir sobre os cuidados que ele deve ter consigo mesmo e com os colegas, ainda mais neste momento em que passamos por esta pandemia”, disse Marcello Machado.