Hospitais FUNEAS celebram a Semana da Enfermagem 14/05/2021 - 16:25

Semana Enfermagem Hospitais Funeas

O dia internacional da Enfermagem foi comemorado no dia 12 de maio, e o dia dos técnicos e auxiliares de enfermagem é celebrado anualmente no dia 20 de maio. Para comemorar estas datas os hospitais FUNEAS realizaram eventos em homenagem aos profissionais que, neste momento de pandemia, estão na linha de frente no atendimento à população.

O Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, organizou a palestra magna com o tema: A Enfermagem no contexto da Crise, com a Dra. Márcia Cubas. Foram feitas homenagens aos profissionais com apresentação de fotos, mostra de poesia, projeto de música e informação, e sessões de massoterapia.

No Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão, a Semana de Enfermagem e Humanização foi marcada com uma homenagem especial às vítimas da Covid-19, dos 27 municípios da 8ª Regional de Saúde. Os profissionais do Hospital realizaram o plantio de árvores no jardim do HRS, uma para cada município. Apresentações de música, palestras e um sarau também fizeram parte da programação.

Em Santo Antônio da Platina, as equipes do Hospital Regional do Norte Pioneiro foram homenageadas com palestras, através de temas sobre Biossegurança, autocuidado, espiritualidade, ética e ergonomia voltada à atividade de saúde, além de atividades lúdicas e musicais, que trouxeram a reflexão sobre o dia a dia da dos profissionais de saúde.

Para o diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, estas homenagens são necessárias porque os profissionais que estão atuando na linha de frente da pandemia há aproximadamente um ano, estão em uma luta incansável para o tratamento e recuperação dos doentes.

“A enfermagem merece todo o destaque, pois os profissionais estão se dedicando mais ainda. Vimos que o amor ao próximo fala mais alto em um momento de crise como este. Estes profissionais estão se dedicando ao máximo, deixando momentos ímpares do seu convívio familiar para se dedicarem ao seu trabalho. São jornadas de trabalho exaustivas, recompensadas por cada paranaense que retorna curado para o seu lar. Muito obrigado a todos vocês”, afirmou Marcello Machado.

O diretor técnico da FUNEAS, Dr. Geraldo Biesek, lembrou que estes profissionais sempre mereceram todo o reconhecimento da sociedade, principalmente agora, pelo desempenho acima da média neste momento de pandemia.

“Os profissionais da enfermagem amam o que fazem, e refletem este amor no cuidado aos pacientes. Merecem todo o nosso respeito e gratidão”, finaliza.