HRL promove reunião para discutir planejamento estratégico 04/09/2017 - 11:30

O Hospital Regional do Litoral (HRL) realizou na tarde do dia 21.08.17, uma reunião com integrantes de diversos órgãos de saúde com o objetivo de discutir o conteúdo do planejamento estratégico. Desta forma, profissionais da área puderam acrescentar informações capazes de melhorar o serviço nos próximos anos e citar o que precisa mudar.

Para fornecer tais informações, foram convidados integrantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 1.ª Regional de Saúde, Superintendência de Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Conselhos Estadual e Municipal de Saúde e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa). Além de servidores do HRL, membros do corpo clínico e prestadores de serviço.

A iniciativa de elaboração do documento partiu nesta gestão, assumida este ano, como um dos pontos prioritários. O diretor do Hospital Regional, Rodrigo Gomes da Silva, disse que este foi o primeiro passo para construção do planejamento estratégico, que visa a fomentar ações a médio e longo prazo.

“Planejar é essencial para qualquer instituição. Um Hospital desse porte, referência nessa região do Paraná, precisa se organizar junto aos órgãos competentes e aos seus atores dentro desse contexto geral, que é o Samu, o Cislipa, os municípios, os servidores e toda a comunidade, para que estejam presentes nessa construção, porque são elas que irão contribuir com informações e ideias para que o hospital possa se tornar ainda mais referência nessa região”, declarou Rodrigo.

O próximo passo é dividir os participantes em grupos que irão trabalhar temáticas de assistência à saúde, assistência ao cuidado e tecnologia em saúde. “A partir disso serão desenvolvidos planos de trabalho, ações e subdividir isso dentro do hospital para que todas as equipes possam compartilhar desse conhecimento”, frisou Rodrigo.

A primeira linha de ação deve ser voltada à assistência à saúde, que é considerada a razão de existência do hospital. “É a base, temos que aprimorar a parte assistencial, proporcionando mais tratamentos aos pacientes, para conseguirmos realizar os atendimentos aqui no litoral, sem precisar de transferência para outros hospitais”, finalizou o diretor do HRL.

FUNEAS

O diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Carlos Alexandre Lorga, disse que a intenção é falar sobre as redes de atenção com todos os envolvidos na área. “O conjunto de ações que precisamos desenvolver e melhorar para a população do litoral passa pela discussão de todos os atores. Além do que temos planejado para essa nova era do HRL, que ainda temos muito a avançar, de nada adianta promover as mudanças se nós não tivermos um consenso e um entendimento com os demais atores a respeito de suas atribuições e competências”, disse Lorga.

Com isso, espera-se que seja ofertado um atendimento de qualidade à população. “Ao final, visamos apenas a um objetivo em comum, que é assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde, qualidade, atendimento humanizado, e isso é possível dentro do serviço público feito com responsabilidade. Ainda mais nesta época em que temos que fazer mais com os mesmos ou com menos recursos. Temos que ter responsabilidade social e econômica na medida que possamos trazer resultados concretos à população”, frisou Lorga.