FUNEAS recebe visita técnica da Fundação de Saúde Amapaense 18/03/2023 - 22:13

FUNEAS recebe visita técnica da Fundação Amapaense

A FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, recebeu nesta semana a Diretora-presidente da Fundação de Saúde Amapaense, Gisela Cezimbra Tavares Moraes e a diretora de auditoria Veronica Batista Cambraia Favacho, para uma visita técnica na sede e unidades da FUNEAS.

A Fundação, que está em fase de implantação naquele Estado, procura exemplos de gestão com mecanismos administrativos e fluxos de trabalho eficientes para replicar no Amapá. A FUNEAS foi procurada pela comissão amapaense por apresentar resultados consolidados gradativos e estar em plena expansão no Paraná.

A delegação foi recebida pelo diretor-presidente da FUNEAS, Marcello Machado, na sede da entidade, em Curitiba-PR, que fez uma apresentação sobre a FUNEAS e seus aspectos administrativos e técnicos, além de uma explanação sobre as 14 unidades por ela geridas e projetos em desenvolvimento.

“Foi um momento proveitoso com a equipe do Amapá, pois pudemos demonstrar o que é a FUNEAS na prática e como administra as unidades próprias da Secretaria da Saúde do Paraná, através do contrato de gestão entre ambas. Temos apresentado resultados cada vez mais satisfatórios dentro do Estado, demonstrando às lideranças do Estado e municipais que a população pode ser bem atendida com a otimização dos recursos públicos”, disse.

De acordo com Marcello Machado os resultados obtidos pela FUNEAS neste gerenciamento das unidades, é reflexo da confiança da Secretaria da Saúde e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, que tem acreditado e dado todo o apoio necessário para a continuidade do trabalho.

As representantes da Fundação também visitaram algumas unidades da FUNEAS, para constatação na prática da execução dos fluxos de trabalho estabelecidos pela FUNEAS e investimentos realizados nas unidades.

No Hospital Infantil Waldemar Monastier, no município de Campo Largo, que conta com 92 leitos pediátricos ativos, com 20 leitos de UTI Neonatal, puderam constatar a organização da unidade, padrão da FUNEAS, e a expansão da UTI pediátrica, que atualmente possui 10 leitos e passará a operar com mais 10, totalizando 20 leitos.

FUNEAS recebe visita da Fundação de saúde Amapaense

Hospital Infantil Waldemar Monastier - Unidade FUNEAS em Campo Largo - PR

Já no Hospital de Dermatologia Sanitária, no município de Piraquara, conheceram o projeto implantado para a mudança do perfil no atendimento, com foco na atenção ambulatorial, que resultou em evolução positiva, chegando a 45% a mais do número de atendimentos em relação ao ano de 2021.

A presidente da Fundação de Saúde Amapaense, Gisela Moraes, destacou que a recepção e disposição por parte da FUNEAS foi fundamental para um aprendizado eficiente de uma proposta de Fundação na área da saúde para o Estado do Amapá, que envolve compromisso, transparência, responsabilidade e principalmente a credibilidade no SUS.

“As unidades da FUNEAS nos mostram que a realidade do SUS pode sim ser diferente, porque aqui no Paraná tem sido assim. Depende apenas da vontade de fazer. Voltamos ao Amapá com a certeza de que este modelo de Fundação é a solução para conseguir mudar a realidade do SUS”, finaliza.

Funeas recebe visita técnica da Fundação Amapaense

As representantes da Fundação Amapaense foram recebidas no Hospital de Dermatologia Sanitária - Unidade FUNEAS em Piraquara - PR