FUNEAS entrega UTI Móvel para o Hospital Regional de Ivaiporã com investimento de R$ 418 mil 26/08/2023 - 12:56

Aquisição da ambulância é parte das metas assumidas pela FUNEAS com a Secretaria da Saúde em converter parte dos recursos de produção da unidade, recebido pelo SUS.

Para reforçar o atendimento no Hospital Regional de Ivaiporã – FUNEAS, uma nova ambulância foi entregue nesta sexta-feira, 25 de agosto, para realizar a remoção de pacientes que são atendidos na unidade, através de toda a 22ª Regional de Saúde do Estado.

A nova ambulância é uma UTI Móvel, Mercedes Benz, no modelo Sprinter 416 Cdi 14 M³, com potência de 145cv, equipada para transportar pacientes em estado crítico. O valor de investimento para a aquisição foi de R$ 418.000,00.

A entrega do veículo faz parte do conjunto de ações da FUNEAS para a ampliação dos serviços na unidade. No dia 21 de agosto, o Hospital Regional de Ivaiporã passou a atender pacientes através do novo ambulatório cirúrgico.

O veículo é adaptado com estrutura especial no salão para a realização segura das remoções, com sistemas fixo e portátil de oxigênio e ar comprimido, sistema elétrico eficiente para a utilização dos equipamentos e adequado às normas padrão. Ventilação com ar-condicionado, além de maca retrátil, pranchas de imobilização, bancada com painel de controle elétrico, pontos de oxigênio e ar comprimido, sistema de giroflex e comunicação, entre outros.

O hospital foi projetado para o suporte de 16 municípios e uma população estimada em 144 mil habitantes. A unidade faz atendimentos nas áreas de clínica médica e conta com 20 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI geral de média complexidade. Também são realizados atendimentos em cardiologia, ultrassonografia, cirurgia geral, contanto ainda com um corpo clínico de infectologista, nefrologista e anestesiologista

O Diretor-Presidente da FUNEAS, Marcello Machado, esteve na unidade para realizar a entrega da ambulância e avaliar o andamento do ambulatório cirúrgico, recém implementado, além dos preparativos para o início das cirurgias através das três salas que estão em fase final de conclusão.

“A compra dessa ambulância pela FUNEAS é uma parte das metas que assumimos com a Secretaria de Estado da Saúde, em converter a produção financeira recebida do SUS em benefícios para o Hospital Regional, em equipamentos que venham a fortalecer o atendimento à população da região do Vale do Ivaí”, afirmou o presidente.

Marcello Machado destacou ainda, que estas ações fazem parte de um planejamento iniciado em 2022, assim que a unidade foi entregue para a gestão da FUNEAS.  Neste período, o hospital iniciou os atendimentos nas enfermarias e UTI, e em paralelo, foram executados estudos para o aproveitamento de todo o potencial da unidade.

“Estamos avançando e a ampliação dos serviços em Ivaiporã comprova isso. Cada etapa está sendo realizada à medida que as liberações legais e técnicas ocorrem. Agradecemos ao governador do Paraná, Ratinho Júnior e ao Secretário da Saúde Beto Preto, por mais esta conquista para o hospital e para a Região”, finaliza.

Serão beneficiados com a aquisição da nova ambulância, os pacientes dos municípios de Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e São João do Ivaí.

Fonte: Ascom - Assessoria de Comunicação - FUNEAS