Evolução do atendimento do Hospital Regional do Sudoeste durante a pandemia Covid-19 25/06/2021 - 16:30

FUNEAS Hospital Regional do Sudoeste

Em 15 meses de atendimento à pandemia Covid-19 a FUNEAS – Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná, qualificou, estruturou e adaptou suas unidades hospitalares para atuar em favor da população, somando aos esforços do secretário da saúde Beto Preto e da Secretaria de Saúde do Paraná.

Na unidade FUNEAS em Francisco Beltrão, a ala Covid-19 do Hospital Regional do Sudoeste, inicialmente começou a atender pacientes graves e moderados em 23 de março de 2020, com apenas 15 leitos, 5 cinco em UTI e 10 em enfermaria.

Contudo, com a evolução da pandemia e crescimento da demanda, houve a necessidade de atender a fila de espera devidamente regulada pela Central de Leitos do Estado. Neste sentido, a FUNEAS buscou a ampliação de leitos naquela unidade.

Cintia Ramos, diretora geral do HRS, destaca que atualmente, após um grande esforço de trabalho para atender os 27 municípios da 8ª Regional de Saúde, no Sudoeste, a FUNEAS realizou a abertura de novos leitos.

Atualmente, a unidade conta com 36 leitos exclusivos para atender os pacientes na ala Covid-19, sendo 33 leitos em UTI adulto e outros 03 leitos de enfermaria/retaguarda. “Neste período de 15 meses, atendemos 1.234 pacientes hospitalizados. Foi um grande avanço”, disse Cintia Ramos.

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, ressaltou a grandeza do trabalho conjunto realizado pelas equipes da FUNEAS e do HRS, que possibilitaram esta evolução, além dos credenciamentos de equipes que impulsionaram um trabalho desta magnitude.

“Destacamos que além de adaptar a estrutura física, a FUNEAS contratou profissionais para formar equipes de trabalho para atuar na unidade. Foram técnicos e enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, médicos, médicos intensivistas, nefrologistas e fonoaudiólogos, ligados diretamente na assistência ao paciente, além de equipe multiprofissional externa”, finaliza Marcello Machado.