CPPI Produz novo lote de tubos de MTV (Covid-19) para suprir demanda do LACEN 22/01/2021 - 08:45

O Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná (CPPI), Unidade FUNEAS, produziu 23.272 tubos para Meios de Transporte Viral (MTV), entre a metade de dezembro de 2020 e início de janeiro, destinados a exames de Covid-19. A solicitação do LACEN foi necessária para evitar desabastecimento deste material, que é enviado para as regionais de todo o estado.

De acordo com o responsável pela divisão de produção do CPPI, o farmacêutico Erickson Luiz de Moura, os Kits entregues foram resultados de uma parceria com o Lacen-Sesa, que enviou todos os insumos necessários para a produção. O CPPI utilizou sua estrutura e o conhecimento científico de sua equipe.

“Essa solução salina de 0,9% que estamos trabalhando tem a mesma função que o MTV que foi produzido anteriormente, de manter a viabilidade da amostra para o teste RT-PCR. Esperamos que o Ministério da Saúde normalize o fornecimento de MTV ainda nesse mês, mas até lá continuamos a produzir essa solução junto ao LACEN”, afirmou.

O diretor presidente da Funeas, Dr, Marcello Machado, reforçou que devido ao crescimento de casos de Covid-19 no estado a Secretaria de Saúde do Paraná – Sesa, atuando em conjunto com a Funeas, tem ampliado os investimentos para o enfrentamento da doença nas unidades hospitalares próprias e, neste caso, no CPPI.

“Além dos kits entregues, estamos produzindo mais unidades para o LACEN, e ainda neste mês faremos a entrega de mais 14 mil, aproximadamente. É uma missão que o Secretário de Saúde do Estado, Dr Beto Preto, designou à Funeas para auxiliar o Paraná no combate a este vírus, através do CPPI, esta importante instituição do SUS do nosso país” complementou Marcello Machado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Funeas