CPPI FUNEAS recebe investimentos da Secretaria de Saúde do Paraná 10/09/2021 - 16:20

cppi funeas secretário beto preto

O Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos – CPPI FUNEAS, em Piraquara, realizou nesta quinta-feira (9), um encontro para a assinatura de Ordens de Serviço para melhorias na unidade, que foram liberadas pela Secretaria da Saúde do Paraná.

O Secretário da Saúde, Beto Preto, participou do encontro e enalteceu o trabalho realizado no CPPI, destacando a contribuição científica realizada por toda a equipe de pesquisadores e colaboradores.

“Esses investimentos são muito importantes para o CPPI. Uma instituição com 34 anos de existência que tem um papel fundamental no desenvolvimento da ciência não só do Paraná, mas de todo o País”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Diretor-Presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, parabenizou toda a equipe do CPPI FUNEAS, pelos avanços e conquistas, e pelos avanços que serão possíveis com estes investimentos liberados pela Secretaria da Saúde.

“A equipe do CPPI não mede esforços para o pleno funcionamento da unidade, contando com colaboradores eficientes e empenhados, que se dedicam ao máximo para as pesquisas e produção dos medicamentos. Todos estão de parabéns”, afirmou Marcello Machado.

Na ocasião, houve a entrega do Prêmio “Imunobiológicos Paraná – 2021”, promovido pelo Sindicato dos médicos veterinários do Estado do Paraná, com premiação, por unanimidade, ao Servidor Rubens Gusso, diretor do CPPI.

A servidora pública Drª. Takako Miyawaki, que atua na Saúde Pública do Estado há 44 anos, recebeu um prêmio representando todos os colaboradores da unidade. A entrega foi feita pelo presidente do Sindivet, Dr Cezar Amin Pasqualin.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnico Científica entre o CPPI FUNEAS e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, também foi celebrada no encontro. Com a parceria, o CPPI será um polo de pesquisas de interesse para doenças raras e a produção do soro AntiCovid.

Investimentos – Foram assinadas Ordens de Serviço, que permitem a execução imediata pelas empresas vencedoras das licitações, para reparos em 15 pavilhões do CPPI, com investimento de R$ 1.069.373,35. E também, para a finalização de quatro obras: Almoxarifado técnico; Abrigo veículos oficiais; Guarita, Depósito de Resíduos Sólidos de Saúde, com investimento de R$ 505.600,00.

Beto Preto anunciou ainda a liberação de recursos para a aquisição de equipamentos para reativação do Criobanco do CPPI: processadora de nitrogênio, incubadora, lavadora do CPPI com investimento de R$ 819.745,95.

Presenças: Secretario de Estado da Saúde do Estado do Paraná, Dr. Beto Preto, o Prefeito Municipal de Piraquara Professor Josimar Aparecido Knupp Froes, o Diretor-Presidente da Paraná Edificações (PRED) – Eng.º Civil Marcus Maurício de Souza Tesserolli, Diretor-Presidente da  Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (FUNEAS) Dr. Marcello Machado, Diretor–Presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná – Dr. Cezar Amin Pasqualin, a Dra. Maria Goretti Davi Lopes – Diretora da Sesa, e o Diretor Corporativo do Complexo Hospital Pequeno Príncipe Dr. José Alvaro Carneiro.